Ícone do site Revista Atenção

Dezembro termina com alta de 30% de casos de Covid-19

Casos e óbitos de covid / Crédito: JuRehder

Último mês de 2020 teve 2.794 pessoas contaminadas, ante a 2.143 em novembro

O mês de dezembro terminou com um dado preocupante. Após Bauru assistir à queda dos indicadores epidemiológicos da Covid-19 em novembro, o último mês de 2020 voltou a registrar alta, desta vez de 30,4%, no volume de casos positivos da doença. Ao todo, foram 2.794 pessoas com diagnóstico confirmado de infecção pelo novo coronavírus, ante a 2.143 no mês de novembro.

Também foram contabilizadas oito mortes a mais em decorrência da Covid-19: foram 29 óbitos em dezembro e 21 no mês anterior, conforme levantamento feito pelo JC com base nos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Prefeitura Municipal.

Por meio da assessoria de comunicação da prefeitura, o novo secretário municipal de Saúde, Orlando Costa Dias, informou que, por ora, não irá conceder entrevista à imprensa sobre o tema, visto que ainda está tomando ciência dos números, bem como de outros assuntos relacionados à pasta.

Desde o início da pandemia, em março, até dezembro, 20.724 pessoas receberam diagnóstico de Covid-19 em Bauru, o que corresponde a 5,5% da população da cidade, estimada em 379 mil habitantes.

Considerando, contudo, que estudos apontam que o número de infectados pode ser pelo menos 10 vezes maior do que os registros oficiais, mais de 200 mil pessoas já podem ter tido contato com o vírus no município. Dos 20.724 moradores diagnosticados com a doença, 299 morreram no ano passado. O número de óbitos, contudo, chegou a 300 no dia 2 de janeiro de 2021 (leia mais abaixo).

Desde março, a curva de casos de Covid-19 em Bauru aumentou progressivamente até outubro, quando foi registrado o pico da pandemia na cidade, que contabilizou 4.327 pessoas com diagnóstico positivo para a doença naquele mês. Já o mês de agosto foi o mais crítico em relação às mortes, com 67 confirmações.

RELAXAMENTO

Apesar de dezembro ter registrado nova alta, nas últimas duas semanas, possivelmente em razão das festas de fim de ano, a quantidade de exames realizados caiu em Bauru, o que representou, também, queda no volume de casos confirmados. Na semana de 28 de dezembro a 3 de janeiro, por exemplo, a média foi de 74 casos diários notificados para uma média de 217 exames realizados por dia. Já o patamar médio de óbitos manteve-se em um ao dia.

Especialistas têm apontado que a principal causa da elevação de casos e mortes no último mês do ano foi o aumento da taxa de contato entre as pessoas, seja em razão da maior flexibilização das atividades econômicas, seja pelo relaxamento da população em relação ao cumprimento das normas sanitárias para conter o avanço do novo coronavírus, como distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel. E, com as aglomerações registradas durante as festas de fim de ano, projeta-se que, em janeiro, o número de casos e mortes por Covid-19 poderá ser ainda maior.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2021/01/745901-dezembro-termina-com-alta-de-30–de-casos-de-covid-19.html#.X_R1bUuUY0E.whatsapp

Sair da versão mobile