A história da cerveja não nos poupa detalhes. Existem muitos estudos e informações sobre sua produção e sobre por onde ela passou, se espalhando por todo o mundo. Do início para cá, estima-se 6.000 anos de diferença, o que nos dá muita base e histórias pra contar.
Para o cervejeiro, a história mais importante é a da própria cerveja. Com base em muita leitura, troca de informações e empenho, ele cria cada uma de suas receitas com as peculiaridades vindas de sua própria personalidade. E em pouco tempo, nota a necessidade de melhorar a imagem de sua marca.
Como construir uma marca?
Construir uma marca não é tarefa simples e requer muito cuidado e atenção. Entre os pontos importantes, estão em destaque:
Nome;
Qual a razão do início da produção;
Uma história pra contar;
Para quem essa cerveja está sendo feita?
Dentro de uma marca, essas 4 questões são imprescindíveis.
Para te deixar bem preparado para o momento de criação da marca de sua cerveja, separamos alguns itens que vão garantir que você esteja no caminho certo.
Posicionamento de marca
Posicionar a marca é umas das ações mais importantes na estruturação dela. É dessa forma que sua marca se expressa e conquista admiradores.
Pense bem e busque bons argumentos para colocar sua cerveja no mercado. Se expresse de forma interessante para que as pessoas gostem de você e respeitem sua marca.
O posicionamento está relacionado a forma de pensar das pessoas com relação a sua cerveja.
Registro
Assim como você, muitos outros cervejeiros estão em busca daquele detalhe especial e aquele nome incrível para construir suas marcas. O fato é que são tantas ideias, que ambos podem escolher algo que já existe, então é preciso verificar.
Além disso, caso você tenha uma marca não registrada, alguém pode registrá-la no seu lugar e não haverá muito o que fazer.
Por isso, não vá esquecer deste detalhe, hein?
Redes Sociais
A internet democratizou o alcance aos nossos consumidores. Graças a isso, as redes sociais estão impregnadas de cervejarias, sobretudo o Instagram – que é o queridinho dos cervejeiros.
Pensando nisso, além de marcar presença nas redes, você precisa se sobressair. Aqui o posicionamento da sua marca se faz necessário, mas precisa ser feito de forma criativa e instigante. É assim que se chama atenção. Vender sua ideia é – consequentemente – vender sua cerveja.
A importância de lançar um projeto de forma completa
Recentemente, desenvolvemos e lançamos um projeto completo para a Cerveja Silveira, de Erechim (RS). Um trabalho que durou 3 meses, partindo do logo, seguindo para os rótulos, copos, embalagens, bolachas, website e, por fim, as redes sociais.
Como se trata de uma cerveja inspirada na família, pesquisamos a fundo as referências e histórias – tanto de modo geral quanto no individual. Foi um trabalho minucioso, pois resgatamos detalhes para todos os estilos da cerveja, sendo um para cada membro da família, resultando em 5 histórias diferentes dentro de uma grande e bela história.
Passamos por todas as etapas acima junto com a Cerveja Silveira e o resultado você confere no site: www.cervejasilveira.com.br
Com este artigo, esperamos te deixar seguro na hora de criar e desenvolver sua marca. Essas etapas – por mais que sejam as mais importantes, são básicas. Administrar uma marca demanda trabalho diário e muito empenho.