DAE reduz produção de água no sistema Batalha/ETA

0
544
Falta de chuva vem prejudicando sistema da estação do Batalha / Foto: DAE/Divulgação

Autarquia garante que vai disponibilizar caminhões-pipa para atender necessidades da população que for desabastecida

O DAE reduzirá a vazão da captação do Rio Batalha a partir da noite desta segunda (16). Agora, a produção está em 430 litros por segundo, quando o normal é de 580 a 600 litros por segundo. No final da tarde, o nível da Lagoa de Captação, que é considerado ideal em 3,16 metros, marcava 2,65 metros.

Vale lembrar que a Estação de Tratamento de Água (ETA) já estava reduzida em 20% desde o último dia 12. “Contudo, diante da estiagem prolongada, aumento do consumo de água em razão das altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar, será necessária a redução em 30% para evitar racionamento nos bairros que dependem do manancial do Rio Batalha. A medida é temporária e será interrompida assim que o sistema volte a ficar equilibrado, ou seja, quando houver uma regularidade de incidência de chuvas”, pontua, em nota, o DAE.

A medida é temporária e será interrompida assim que o sistema volte a ficar equilibrado, ou seja, quando houver uma regularidade de incidência de chuvas.

A participação da população é fundamental neste momento. Os consumidores devem utilizar o líquido de maneira adequada e adotar medidas para evitar o desperdício, como, por exemplo, não lavar calçadas e carros, tomar banhos mais curtos e deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba.

Aqueles que não possuem caixa d´água domiciliar podem ficar desabastecidos por mais tempo. O DAE recomenda que cada imóvel tenha reservação com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas.

Caminhões-pipa serão disponibilizados pela autarquia através do 08007710195, que recebe ligações apenas de telefone, ou 3235-6140 e 3235-6179 para ligações feitas por aparelho celular.

Bairros abastecidos pelo sistema ETA/Batalha

Região da Vila Falcão/ Bela Vista

– Vila Independência, Vila Nipônica, Jardim Ferraz, Popular Ipiranga, Jardim Solange, Vila Santista, Jardim Ouro Verde, Residencial Sabiá, Residencial Andorinhas, Núcleo Joaquim Guilherme, Granja Cecília, Vila Falcão, Alto Paraíso, Vila Pacífico, Vila Industrial, Residencial Filardi, Vila Bela, Vila Dutra, Santa Cândida, Leão 13 e adjacências.

Região do Centro/zona sul

– Centro, Altos da Cidade, Jardim Estoril, Jardim Aeroporto, Jardim Cruzeiro do Sul, Parque Paulistano, Jardim Carolina, Vila Cardia, Higienópolis, Vila Universitária, Jardim Panorama e adjacências.

Fonte: JC NET

Deixe uma resposta