Ícone do site Revista Atenção

Cresce intenção de empresários de investir nos próximos meses

A principal motivação de quem quer investir é aumentar as vendas, citada por 58% dos empreendedores ouvidos na pesquisa

Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) propensão de micro e pequenos empresários de investir em seus negócios nos próximos três meses cresceu de 33% para 41% neste ano, aponta.

O indicador de propensão ao investimento de empresas de porte pequeno avançou 10,4 pontos em agosto, chegando a 49,6 – quanto mais próximo de cem, maior a intenção de colocar dinheiro na empresa.

A principal motivação de quem quer investir é aumentar as vendas, citada por 58% dos empreendedores ouvidos na pesquisa. Para 31%, esse passo deve ser dado para atender a demanda dos clientes, enquanto 29% irão usar capital para adotar uma nova tecnologia.

A pesquisa mostra também que os empresários estão cautelosos: só 23% pretendem usar empréstimos.

NOVAS VAGAS

Levantamento do Sebrae com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, mostra que das 121 mil vagas abertas no Brasil em agosto, 95 mil foram em micro e pequenas empresas -o que corresponde a quase 80% do total de empregos.

De janeiro a agosto, os pequenos negócios foram responsáveis pela criação de 541,7 mil vagas – número 15 vezes maior ao registrado por empresas de médio e grande porte. O número também é 6% superior ao atingido pelos pequenos negócios no mesmo período no ano passado.

Metade das vagas criadas pelos pequenos em agosto são do setor de serviços, com destaque para empresas do setor imobiliário e de educação. O Sudeste foi a região que mais empregou, com 45,5 mil vagas, seguida pelo Nordeste, com 16,8 mil.

Fonte:

 

Sair da versão mobile