Covid: HAC terá hospital de campanha

0
1057
Hospital de campanha será montado em pavilhão com cerca de 2 mil metros quadrados e contará com 39 leitos no total / Fonte: HAC/Divulgação
Unidade, que contará com leitos de enfermaria e semi-intensivos, irá atender pacientes de Jaú e região por meio da Cross

Jaú – O Hospital Amaral Carvalho (HAC) de Jaú (47 quilômetros de Bauru) anunciou a criação de Centro de Combate à Covid-19 na Unidade Ana Maria Ferraz, no antigo prédio da empresa Jaú Diesel, às margens da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), área doada à instituição pela professora bauruense Márcia Faria de Castro. O local será adaptado dentro de pavilhão com cerca de 2.000 metros quadrados e contará com 39 leitos no total, sendo 35 de enfermaria e mais quatro de tratamento semi-intensivo, que serão preenchidos exclusivamente pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross).

Segundo o HAC, para que a unidade entre em funcionamento, será necessário a realização de campanha de arrecadação de recursos junto à população e empresas, além de verbas governamentais e recursos próprios. “Todos os recursos arrecadados para essa nova unidade terão prestação de contas por meio de um site na Internet, onde serão publicados os recursos recebidos e onde foram investidos”, declara o hospital. Não foi estimada uma data para o início da operação do Centro.

O HAC esclarece que, no local, não haverá pronto atendimento direto à população, pois o principal objetivo é desafogar hospitais de referência para Covid, que estão operando acima de sua capacidade. Nesta quinta-feira (28), a Santa Casa de Jaú, por exemplo, estava com todos os 53 leitos de enfermaria disponíveis para a doença ocupados, além de outros 20, não específicos para Covid, e todas as 35 UTIs disponíveis lotadas, além de outras 13, que foram liberadas pelo hospital.

“Decidimos aumentar nossa contribuição nessa luta contra a pandemia porque o Amaral Carvalho sempre foi fiel à sua história e seus ideais, de sempre estar ajudando e resolvendo com a comunidade problemas que afligem a sociedade”, diz o diretor-superintendente do hospital, Antonio Luis Cesarino de Moraes Navarro.

Além dos quartos de enfermarias, ainda de acordo com o HAC, haverá estrutura para suporte laboratorial, treinamento de equipes multiprofissionais, refeitório e áreas de descanso para as equipes de atendimento. “Será uma unidade provisória, mas com o compromisso de atender a todos enquanto houver a necessidade da população para tratamento da Covid-19”, informa o hospital em nota.

CONSULTA

Segundo o HAC, a proposta de criação do Centro de Combate à Covid-19 surgiu a partir de consulta feita pela Prefeitura de Jaú ao hospital sobre a possibilidade de cessão de dez leitos de enfermaria para atender pacientes da cidade. Em nota, o Executivo diz que foi informado na manhã desta quinta-feira (28) sobre a existência de projeto junto ao Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-6), em fase avançada de andamento, para a construção de um hospital de campanha em Jaú.

Nesta quarta-feira (27), inclusive, a reportagem do JC solicitou por e-mail informações à Secretaria de Estado da Saúde sobre a possibilidade de instalação de hospital de campanha na cidade, mas a resposta recebida foi de que não havia nenhuma tratativa nesse sentido. Nesta sexta-feira (29), a pedido do prefeito Ivan Cassaro, o vice Tuco Bauab e o secretário de Saúde, Rodrigo de Callis Brandão, irão a São Paulo para solicitar ajuda do governo do estado para concretização do projeto.

Operação de guerra

O HAC ressalta que, apesar de não ser hospital de referência no tratamento da Covid-19, desde março de 2020, vem fazendo a sua parte no enfrentamento da pandemia, com a criação de 37 leitos isolados para a doença, sendo 29 de enfermaria e nove de UTI. A unidade já tratou mais de 300 pacientes com a doença, a maioria de Jaú. “É quase uma operação de guerra. Tudo teve que ser bem planejado para não colocarmos em risco nossos pacientes oncológicos, que, por si só, já sofrem com uma doença grave e que provoca imunodepressão”, explica o gerente médico do hospital, o infectologista João Gabriel Soares.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/noticias/regional/2021/01/748238-covid–hac-tera-hospital-de-campanha.html#.YBQHAdgODyE.whatsapp

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!