Para combinar cores nos ambientes você precisa conhecer um pouco o círculo cromático e ter em mente que móveis e objetos de decoração também fazem parte do processo, mas como escolher entre tantas opções de cores de tintas disponíveis no mercado? E quais são os melhores tons para cada ambiente?
Separamos algumas dicas e ferramentas para facilitar sua escolha, afinal uma nova pintura pode ser a solução ideal para repaginar a decoração da casa sem ter que reformar ou trocar móveis, além de ser uma opção bastante econômica. Confira!
Harmonizando as cores com o círculo cromático
O círculo cromático é uma ferramenta de estudo e harmonização de cores. Nele, as cores ficam lado a lado dentro de um círculo, na mesma ordem que aparecem no espectro cromático.
As cores são classificadas dentro desse formato e essa classificação nos ajuda a entender como uma cor pode ser combinada com a outra. Essa classificação pode ser utilizada na hora de decorar ambientes, assim você poderá escolher as cores de tintas para parede.
Classificação das cores no círculo cromático
Cores primárias: São elas o azul, o amarelo e o vermelho; recebem esse nome pois dão origem as demais cores. Como na escolinha infantil, quando misturávamos cores de guache. Elas podem ser combinadas com tons neutros como o cinza, o branco, o preto, tons de madeira e marrom.
Cores Secundárias: Laranja, Verde e Roxo. Mistura entre duas primárias (amarelo + vermelho = laranja, etc). Podem ser combinadas com cores terciárias, cores neutras ou combinadas tom sob tom.