Jornal da Cidade
O Noroeste não renovou contratos e encerrou o ciclo do técnico Betão Alcântara e de toda a comissão técnica na tarde de ontem. Desta forma, o treinador que comandou o time durante um ano não segue em Bauru. Betão Alcântara e os demais membros da comissão técnica da Série A3 tinham contrato vigente com o Noroeste até o término da competição.
De acordo com o clube, o presidente Estevan Pegoraro decidiu não renovar os contratos dos cargos considerados de confiança porque entende que não pode encerrar seu mandato, deixando compromissos pendentes para a próxima gestão. Segundo o Estatuto Social do clube, o mandato de Pegoraro expira dia 14 de julho, podendo a atual diretoria ser reeleita para um novo mandato de três anos.
Após dolorida eliminação no Estadual, o presidente noroestino deixou claro que pode entregar o cargo, caso um interessado queira assumir a gestão do clube. “Não vamos deixar herança para uma eventual gestão futura. O estatuto está equivocado ao encerrar o mandato no meio de uma competição. Assumimos o Noroeste em 2016, em completa inatividade, o que dificultou muito o planejamento. Optamos, assim, por confirmar a presença na Copa Paulista em 2019, até porque havia data limite para isso. Consideramos essencial que o clube esteja em atividade profissional no segundo semestre, mas se o eventual novo gestor quiser cancelar a participação do time na Copinha, cabe a ele comunicar a Federação”, disse Estevan Pegoraro. A desistência da participação acarretaria uma multa, que segundo a reportagem do Jornal da Cidade apurou, gira em torno de R$ 50 mil.
Em nota de sua assessoria de imprensa, o clube afirmou que “a atual diretoria aguarda que apareçam interessados em assumir a gestão e, desde que reúnam condições para isso, será acionado o Conselho do clube para eventual antecipação das eleições, prevista para 14 de julho”. Ainda segundo o clube, para a gestão desta diretoria, o cenário atual é insustentável. “Todos os parceiros que poderiam ajudar o Noroeste se desinteressaram pelo fato de o clube ser uma associação civil e não um clube empresa”, ressalta Pegoraro, pela assessoria de imprensa alvirrubra.
COMISSÃO TÉCNICA
Betão Alcântara se despediu do grupo e da diretoria ontem. O preparador físico Rogério Neves e o treinador de goleiros Marcelo Davalos, trazidos ao clube por Betão no ano passado, já não estão em Bauru. O auxiliar Evandro Bira, assim como os demais profissionais, também tiveram seus contratos encerrados após o campeonato. Deda, gerente de futebol do clube, aguarda definição de seu futuro no Noroeste. Ocorre o mesmo com departamento médico, administrativo e comunicação.
Betão foi apresentado pelo Noroeste em 9 de maio de 2018, após campanha campeã da Série A3 daquele ano com o Atibaia. Em um ano, Betão comandou o Noroeste em 29 jogos (sendo em um deles suspenso, no empate com o Rio Preto, no qual o auxiliar Evandro Bira ficou na beira do campo), dos quais conquistou nove vitórias, 12 empates e oito derrotas. Foram 28 gols marcados e 30 gols sofridos.
Na Copa Paulista, o Norusca, sob comando do treinador, não conseguiu classificação à segunda fase, ficando de fora após resultados da última rodada. Já na Série A3, levou o time até as quartas de final, com a quarta colocação na primeira fase. Betão conquistou ainda neste Campeonato Paulista uma invencibilidade de 14 jogos, a maior marca já alcançada pelo Noroeste em sua história.
Noroeste vai estrear fora de casa
Por Thiago Navarro
O Noroeste tem estreia definida na Copa Paulista no dia 23 de junho (domingo), às 15h, contra o Atibaia, em Americana – cidade escolhida pelo adversário para mandar os seus jogos na competição estadual. O primeiro jogo do Noroeste em casa será dia 30 de junho (domingo), às 10h, contra a Internacional de Limeira, no Estádio Alfredo de Castilho.
O Alvirrubro está no Grupo 2, ao lado de Internacional de Limeira, Rio Claro, Atibaia, XV de Piracicaba e Velo Clube. Destes, apenas um é da Série A1, a Internacional, que conquistou o acesso no último fim de semana. Três são da Série A2 – XV de Piracicaba, Rio Claro e Atibaia – e dois da Série A3 – Noroeste e Velo Clube.
A tabela foi publicada ontem pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e coloca partidas do Norusca apenas aos finais de semana. O time de Bauru mandará seus cinco jogos em casa, a princípio, aos domingos pela manhã. Já os duelos fora serão dois aos domingos, dois aos sábados e um na sexta-feira. Os clubes ainda podem pedir, até terça-feira que vem, 30 de abril, alterações na tabela da competição. Os seis clubes de cada chave jogam entre si, dentro dos grupos, em turno e returno, até o dia 24 de agosto. Os quatro primeiros avançam para a segunda fase, quando serão quatro grupos com quatro equipes cada.
Depois, os dois primeiros vão para a terceira fase, onde os oito times formarão duas chaves com quatro clubes cada, passando os dois primeiros de cada uma para as semifinais. As semifinais e finais serão em jogos de ida e volta, com previsão de final da competição no dia 30 de novembro. O campeão escolhe se disputará a Série D do Campeonato Brasileiro ou a Copa do Brasil, no ano que vem, e o vice fica com a outra vaga.
O regulamento obriga o preço mínimo dos ingressos em R$ 10,00. O Noroeste já foi duas vezes campeão da Copa Paulista, em 2005 e 2012. No ano passado, foi eliminado ainda na primeira fase.
Copa Paulista – tabela do Noroeste
Turno 23/6 – Domingo – 15h: Atibaia x Noroeste, em Americana 30/6 – Domingo – 10h: Noroeste x Internacional, em Bauru 7/7 – Domingo – 10h: Noroeste x Velo Clube, em Bauru 14/7 – Domingo – 10h: Rio Claro x Noroeste, em Rio Claro 21/7 – Domingo – 10h: Noroeste x XV de Piracicaba, em Bauru Returno 28/7 – Domingo – 10h: Noroeste x Atibaia, em Bauru 3/8 – Sábado – 17h: Internacional x Noroeste, em Limeira 9/8 – Sexta-feira – 20h: Velo Clube x Noroeste, em Rio Claro 18/8 – Domingo – 10h: Noroeste x Rio Claro, em Bauru 24/8 – Sábado – 15h: XV Piracicaba x Noroeste, em Piracicaba |