Unidade, que está sob nova gestão desde o fim de 2019, celebra aniversário nesta quarta
O Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru completa, nesta quarta-feira (10), 92 anos. Uma trajetória, segundo a instituição, firmada em três pilares: tradição, comprometimento com a saúde de seus pacientes e foco na inovação. “A cada ano, temos orgulho de ver o quanto estamos cumprindo com a nossa missão de oferecer saúde de qualidade para Bauru e região”, destaca Mauro Joaquim Monteiro, presidente da Diretoria Executiva da Associação Beneficente Portuguesa de Bauru, mantenedora do hospital.
Neste ano, excepcionalmente, a Benê Bauru não irá realizar a cerimônia comemorativa por conta da pandemia.
Desde dezembro de 2019, a unidade está sendo administrada pela empresa Compliance Gestão Hospitalar e Ambulatorial, que imprimiu um novo ritmo no desenvolvimento do hospital. “Nós, da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo, estamos muito satisfeitos com os resultados que temos observado nesta nova etapa do nosso hospital. A Compliance trouxe um conceito inovador, mantendo a nossa tradição”, destaca Monteiro.
Com a entrada da nova gestora, o hospital modernizou a sua logomarca, reestruturou sua página no Facebook e está investindo em melhorias, informatização e padronização de processos. “Nosso objetivo é manter e melhorar este hospital, que sempre prestou bons serviços à comunidade, elevando o seu padrão e aumentando sua qualidade e a segurança do paciente”, destaca o diretor superintendente da Compliance, Enidélcio de Jesus Sartori.
Até o final do ano, deverá ser inaugurado o serviço de hemodinâmica para exames e tratamento de doenças cardiológicas e vasculares, com um moderno aparelho. A área já está sendo preparada para esse novo setor.
Com aproximadamente 100 leitos e cerca de 500 funcionários, a Benê Bauru é uma das principais referências em saúde na região. Atende em diversas áreas da medicina, com suporte completo composto por consultórios, centro cirúrgico, UTI, pronto-atendimento e câmera hiperbárica (para tratamento de feridas).
Atualmente, tem se destacado pelo tratamento contra o coronavírus, com equipe treinada para o atendimento dentro de todos os protocolos de segurança, além de cuidados emergenciais, intensivos ou de suporte aos pacientes com suspeita ou diagnóstico da doença.
OUTRA EPIDEMIA…
A semente do que viria a ser o Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru foi plantada no início do século 20, mais precisamente em 1914, com a instituição da Sociedade Beneficente Portuguesa. Era uma época difícil para a saúde pública, com epidemia de malária em Bauru. “Muitos portugueses chegavam aqui para trabalhar na estrada de ferro Noroeste do Brasil e acabavam adoecendo”, lembra Monteiro.
“Em 1914 foi fundada a primeira Sociedade Beneficente Portuguesa de Bauru, que funcionava em uma pequena casa à rua Virgílio Malta. Com o tempo, o espaço tornou-se pequeno e houve a necessidade de um local maior”, salienta Abel Fernando Marques Abreu, conselheiro titular da associação.
Após comprar um terreno nos Altos da Cidade, foi possível realizar o sonho de ver o projeto do tão sonhado hospital sair do papel. A pedra fundamental da obra foi lançada em 12 de outubro de 1925 e, quase três anos depois, no dia 10 de junho de 1928, foi inaugurado com o nome de Hospital São José da Beneficência Portuguesa.
A data não poderia ser mais apropriada. Neste dia, também é comemorado o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, além de ser aniversário de morte do escritor Luís Vaz de Camões, considerado o principal nome da literatura em língua portuguesa na história. Autor do poema épico “Os Lusíadas”, contando a saga de Portugal nas grandes navegações nos séculos 15 e 16, Camões morreu em 10 de junho de 1580.