Previsto para ter a sua solenidade oficial de abertura nesta sexta-feira (27), às 19h, no Parque Vitória Régia, o Viva Bauru chega, novamente, como megaevento solidário e comemorativo da região, destinado a celebrar os 122 anos do município e, também, os 51 anos do Jornal da Cidade. Até lá, os promotores somam esforços, junto aos organizadores, devendo mobilizar algo em torno de 1 mil pessoas, entre profissionais e colaboradores empenhados na preparação da iniciativa. Aliás, eles se unem com o objetivo de, a cada ano, proporcionar o maior evento do Centro do Estado de São Paulo, para um público esperado de mais de 100 mil pessoas.
Na edição de 2018, serão cinco dias de festa, entretenimento, atividades educativas e culturais, prosseguindo no sábado, no domingo, na terça-feira e na quarta-feira, feriado do aniversário da cidade. O Big Bolo Bauru; a Festa do Sanduíche; os shows; o sorteio de prêmios; a exposição de flores e artesanato; a mostra de viaturas militares, os veículos antigos e off-roads; os brinquedos gratuitos e outras atrações tomarão conta do Vitória Régia e imediações da Nações. Para este ano, a meta do evento, que também abriga a Festa do Sanduíche Bauru, é atingir de 25 mil lanches vendidos e mais de R$ 300 mil para as 25 entidades, lideradas pela Associação das Entidades de Promoção e Assistência Social (Aeaps).
Fotos: Samantha Ciuffa |
Renato Franco Zaiden, diretor da Projeto Cidade, empresa que organiza a festa, exalta o caráter social da mesma |
“Além de ter caráter social, a festa estimula a integração social, afinal, recebe pessoas de todas as classes sociais, ao deixar de cobrar ingressos, os shows e o uso dos brinquedos”, exalta Renato Franco Zaiden, diretor da Projeto Cidade, empresa que organiza a festa.
BIG BOLO
Luiz Fonseca e Renato Franco Zaiden: parceria entre a Secretaria de Cultura e a Projeto Cidade |
Os preparativos do Viva Bauru, que começa nesta sexta (27) |
Atração que é considerada um dos pontos altos da comemoração, o tradicional bolo gigante é produzido pelo Sindicato da Panificação de Bauru desde o centenário da cidade e, posteriormente, ganhou o reforço da Escola de Panificação do Senai. A guloseima é confeccionada em partes. Em seguida, é montada e confeitada em plataforma de mais de 32 metros quadrados. Depois do “Parabéns a Você”, o doce é servido. O ritual se dá no período da tarde de 1.º de agosto, na concha acústica do Vitória, em trabalho que conta com o Tiro de Guerra, escoteiros, Voluntários em Ação, Lions Clube e colaboradores individuais.
No ponto principal do evento – na área verde, que vai da alça da Nações até o começo das arquibancadas do anfiteatro -, está a Praça Central, onde serão montadas as tendas e servidos os lanches. Já o palco principal abrigará atrações de peso, como a Orquestra Filarmônica do Senai. O Grupo Fundo de Quintal fecha o megaevento, na quarta, às 20h30.
SEGURANÇA
Além do apoio da Polícia Militar (PM), a organização do evento contratou seguranças particulares. E mais: a Emdurb realizará algumas interdições no trânsito das imediações do Vitória Régia. O órgão informou que a alça de acesso ao Vitória Régia e o cruzamento da rua José Ferreira Marques com Antônio Garcia serão interditados hoje e amanhã, a partir das 17h; domingo, a partir das 8h; e terça, a partir das 17h. Na quarta, a partir das 6h, o trânsito da Nações, no sentido Centro-Geisel, a partir da quadra 18, estará impedido.
PROJETO LIXO ZERO
Samantha Ciuffa |
Projeto Lixo Zero prevê separação de materiais recicláveis |
Diretor do Grupo Cidade, Renato Zaiden explica que, a cada ano, a organização do Viva Bauru desenvolve ações, no sentido de proporcionar uma festa mais confortável e alegre aos participantes. Desde o ano anterior, foi firmada uma parceria com a Estre Ambiental, que cuidou da limpeza da parte interna do Parque Vitória Régia, bem como a Emdurb e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), responsáveis pela manutenção das ruas do entorno. Todos os resíduos gerados serão recolhidos pela equipe de varrição. A novidade para este ano é o Projeto Lixo Zero. Nele, a Emdurb cuidará da limpeza, a Semma, da conscientização, e a Estre, da doação dos materiais recicláveis à Coopeco. “Pretendemos aderir à pedagogia do exemplo, na qual todos jogarão o lixo no lixo”, acrescenta Zaiden. Além disso, os 200 ambulantes do local serão orientados a separar os resíduos sólidos corretamente.
SERVIÇO
A realização do Viva Bauru é do Jornal da Cidade, da Rede Confiança Supermercados e da Prefeitura Municipal, com planejamento da Projeto Cidade. Os patrocinadores são: Transurb, Unimed, Estre, Caixa Econômica Federal, Mondelli e Haribo. O evento conta, ainda, com a parceria de: Lume Light, Alpha Secure, Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Bauru, Bauru Painéis, Confraria Fernandes, Marca, Bauru Pocket, 96 FM e JCNET. Parceiros de mídia: Record Paulista, TV Preve, Polvo, TV FIB, Marca TV e TV Unesp. Parceiros sociais: Master Martini, Anaconda Farinha de Trigo, Rosa Branca, Copacabana, Elo Musical, Bunge, Kibon, Fundação Astronauta Marcos Pontes, Broto Novo Móveis Rústicos, HG Produções, De Bike, Campesca, Imagem Papelaria, Centrinho-USP e Palamin Impressão Digital. Atuação organizacional: Aeaps, Sebes, Semel, Sedecon, Comtur Bauru, Semma, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Obras. Atuação Social: Senac, Sesc, Senai, Sesi, Sest/Senat, Emdurb, DAE, Expresso de Prata, Grupo Voluntários em Ação, Grupo Escoteiro Guia Lopes, Grupo Escoteiro Tiradentes, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Militar. |
Fonte: https://www.jcnet.com.br/Geral/2018/07/com-inumeras-atracoes-viva-bauru-traz-showlidariedade-a-partir-de-hoje.html