Cuidar, lustrar, manter o bom funcionamento, os detalhes em dia e a originalidade. Quem tem um carro antigo sabe o que é ter amor a essas máquinas que marcaram época. E foram elas o motivo para a criação do Clube de Carros Antigos do Centro-Oeste Paulista, que completou 20 anos na última quinta-feira, com muitas histórias, encontros e passeios. O evento comemorativo aconteceu na Estação Ferroviária, neste sábado.
O vice-presidente, Sérgio Antunes de Oliveira, um dos fundadores do grupo, está entre os apaixonados por esses “carrões”. Por fazer parte do clube desde o início, nem poderia ser diferente. Para eles, no começo, eram considerados carros antigos os fabricados antes da década de 50.
“O grupo começou com os amigos José Carlos Tozzi, José Carlos Landro, Valércio Bonachela, Osidnei Arcide, Celso Spólio, além de outros. Nos reuníamos em praças, chácaras e, logo, o grupo foi criando novos adeptos. Então, em 1998 oficializamos o clube”, conta.
Os primeiros modelos do grupo: Fordinhos anos 1928 e 1929, um caminhão Ford 1960 e um Impala, chamavam a atenção por onde passavam, tanto pela beleza, quanto pela conservação da originalidade. Dentre as histórias para contar: muitas. Uma máquina em destaque no clube? “Difícil escolher, todas são relíquias e muito especiais”, complementa o vice-presidente.
AÇÕES
Divulgação |
Fundadores, José Carlos Tozzi e Sérgio Antunes de Oliveira |
Hoje, o Clube de Carros Antigos do Centro-Oeste Paulista tem 95 associados de diversas cidades e reúne homens, mulheres e até famílias inteiras nesta paixão. O seu propósito está na filantropia e em sempre levar alegria e beleza por onde passam. Para associar-se, é necessário ser indicado por um membro do grupo.
Além de encontrarem-se semanalmente, aos domingos, após as 10h30, na Praça Portugal, os integrantes do clube ainda realizam um evento anual comemorativo, participam do calendário de aniversário de Bauru, da Feira da Bondade da APAE Bauru e do Natal Tamanho Família (promovido pelo Grupo Cidade), na Casinha do Papai Noel.
PLACA PRETA
O Clube de Carros Antigos do Centro-Oeste Paulista é o único da região apto a emitir laudo para que os veículos consigam obter Placa Preta, atestado de que o carro possui 80% de originalidade, informa Oliveira. Com este certificado, o veículo pode ter sua valorização até dobrada.
Para obter a Placa Preta, o veículo deve atender a alguns requisitos: ter sido fabricado há mais de trinta anos, conservar suas características originais de fabricação, integrar uma coleção e apresentar Certificado de Originalidade, reconhecido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
ENCONTRO DE OPALA
Ainda falando em amor por carros antigos, na manhã de ontem, o Clube do Opala realizou mais uma edição de seu tradicional encontro, que promete ser mensal, de acordo com o organizador, Alexandre Corradini.
Os belos e imponentes Opalas e Caravans ficaram estacionados na avenida Nações Unidas, na altura do Parque Vitória Régia. Quem passou por lá, também se encantou com os ‘carrões’.
Fonte: https://www.jcnet.com.br/Geral/2018/01/clube-de-carros-antigos-faz-20-anos.html