fbpx

Cientistas desenvolvem micróbio transgênico que ‘come’ plástico jogado no mar

O plástico representa quase 70% de todo o lixo marinho, colocando em risco inúmeras espécies aquáticas; pesquisadores de cinco países se uniram para desenvolver micróbios que comem plástico Foto: Pizabay

Pesquisadores de cinco países se reuniram para desenvolver um ser vivo que se alimenta do carbono encontrado no plástico marinho

O plástico representa quase 70% de todo o lixo marinho, colocando em risco inúmeras espécies aquáticas. Mas há um pouquinho de esperança – bem pequeno, na verdade: cientistas descobriram que micróbios marinhos microscópicos estão corroendo o plástico , fazendo com que o lixo se decomponha lentamente.

Para conduzir o estudo, os pesquisadores coletaram plástico desgastado de duas praias diferentes em Chania, na Grécia. As peças eram de polietileno, o plástico mais popular e o encontrado em produtos como sacolas de compras e frascos de xampu, ou poliestireno, o plástico rígido encontrado em embalagens de alimentos e eletrônicos. O trabalho reuniu sete cientistas da Grécia, da Suíça, da China, da Itália e dos Emirados Árabes.

Os restos de plástico já tinham sido expostos ao sol e passado por mudanças químicas que fizeram com que se tornassem quebradiços. Tudo isso precisa acontecer antes que os micróbios comecem a “mastigar”.

Cientistas desenvolvem micróbio transgênico que ‘come’ plástico jogado no mar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress
WhatsApp chat

Compartilhe esta notícia!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
X