Foram apenas 15 minutos de chuva, mas a força da tempestade que atingiu Bauru na noite dessa segunda-feira (5) foi suficiente para derrubar árvores em vários pontos da cidade, arrastar e ilhar veículos e deixar 18 mil imóveis sem energia elétrica. Artérias viárias como as avenidas Rodrigues Alves, Nações Unidas e Duque de Caxias também ficaram no escuro, inclusive com semáforos apagados.
Acompanhado de ventos fortes e, em alguns momentos, até mesmo de granizo em algumas regiões, o temporal teve início por volta das 20h30. Poucos minutos depois, a chuva perdeu força, mas os estragos já estavam feitos.
Além das principais avenidas de Bauru, ficaram sem energia o Centro e bairros como o Núcleo Mary Dota, Jardim Bela Vista, Parque São Geraldo, Parque Santa Cecília e Vila Santa Luzia. Na rua Araújo Leite, uma descarga elétrica provocou a explosão de um transformador.
Um veículo rodou com a enxurrada e bateu em um poste no viaduto sobre a rodovia Marechal Rondon, na altura do barracão da Acadêmicos da Cartola. O motorista foi resgatado sem ferimentos pelo Corpo de Bombeiros.
Já no viaduto da Rodrigues com Rondon, um carro ficou ilhado e precisou ser abandonado pelo condutor, que foi socorrido por pessoas que estavam próximas. A região da antiga Estação Ferroviária e as quadras 1 e 2 da avenida Alfredo Maia também foram alagadas. Mas, na Nações Unidas, tradicional ponto de enchentes em Bauru, não foram registrados problemas graves.
DESTRUIÇÃO DOS VENTOS
Segundo a Defesa Civil, uma árvore caiu sobre um veículo na quadra 13 da avenida Comendador José da Silva Martha. Carros também teriam sido atingidos na quadra 5 da rua Alto Acre, no Jardim Bela Vista, e na quadra 1 da rua João Batini, no Jardim Godoy.
Placas de um outdoor foram arrancadas pela força dos ventos no viaduto da rua Treze de Maio, que liga o Centro ao Jardim Bela Vista. No cruzamento da avenida Nuno de Assis com alameda dos Trevos, uma cobertura metálica caiu sobre fios de energia, que se romperam.
Já na rua Albuquerque Lins, na Vila Falcão, um poste e uma árvore cederam na quadra 5. Outra caiu na quadra 4 da rua Pedro Leardini, no Bauru 2000. Na quadra 7 da avenida Getúlio Vargas, uma árvore também tombou, mas antes do início da chuva.
De acordo com o Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet), há possibilidade de chover forte novamente em Bauru, hoje. A previsão é de que as condições do tempo registradas ontem permaneçam ao menos até amanhã, com sol pela manhã e gradativo aumento de nebulosidade a partir da tarde, quando podem ocorrer pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas isoladas.