O Centro de Estudos do Hospital Unimed Bauru (Cehub) realizou, no dia 11 de janeiro, uma aula especial sobre “Vigilância de Quadril na Paralisia Cerebral”. O evento, gratuito, aconteceu no auditório do hospital e reuniu 24 participantes, entre médicos de diferentes especialidades – como pediatria e neuropediatria –, fisioterapeutas, profissionais da saúde e estudantes de medicina e fisioterapia.
A programação foi conduzida pelo ortopedista Rodrigo Borsatto Branco, que, além de coordenar as palestras, ministrou um workshop prático sobre o aplicativo HipScreen, uma ferramenta inovadora no diagnóstico e acompanhamento da luxação do quadril em crianças com paralisia cerebral.
A atividade também contou com a participação de mais três especialistas de referência na área: o ortopedista pediátrico Adriano Eberle, que abordou os aspectos clínicos da condição, a ortopedista pediátrica Thaís Godoy, que apresentou sobre o pós-operatório das cirurgias relacionadas à área e a ortopedista pediátrica Fernanda Sanson, com ênfase no diagnóstico precoce de lesões cerebrais.
O encontro proporcionou uma atualização teórica e prática sobre o assunto, explorando desde tecnologias inovadoras, como o aplicativo HipScreen, até as mais recentes abordagens no tratamento e diagnóstico da luxação do quadril em crianças com paralisia cerebral.


