No que depender dos quatro blocos que abrem o Carnaval 2018, a primeira noite de folia no Sambódromo “Guilberto Carrijo”, nesse sábado (10), será de muita animação, surpresas e variedade de temas. Nesta semana, a secretaria da Cultura informou novo horário para o início do desfile.
O público poderá conferir a animação da convivência com os amigos, com Os Farofeiros; um passeio divertido pela morte, com a Estação Primavera; passando pelo papo de boteco, com o Império da Lagoa do Sapo; até chegar à ludicidade de um país ideal, com a Esquadra da Indepa.
Após o desfile da realeza (confira ordem no quadro ao lado), os primeiros a desfilarem pela passarela do samba serão Os Farofeiros, bloco estreante no Carnaval 2018. Com o tema “Farofando, cervejando e sambando. Celebrando a amizade e a vida”, a agremiação pretende arrastar 120 foliões com muita empolgação.
De acordo com a presidente, Izamar Batista do Nascimento Galhardo, o bloco espera refletir a rotina de alegria que compartilham por vários lugares, há 8 anos. “Nós somos um grupo da terceira idade, que se reúne para viajar desde 2010. Pretendemos mostrar o que nós vivemos em nossas viagens com muita alegria. Teremos a ala do sol, dos farofeiros e das camisetas”, explica.
PAPO DE BOTECO
A alegria das viagens e dos bate-papos com os amigos também passa pelos bares e é isso que o bloco Império da Lagoa do Sapo pretende trazer para a avenida, neste ano. Com o tema “Papo de boteco: uma saga de bar em bar”, a expectativa da agremiação é animar o Sambódromo com cerca de 150 foliões.
“Nos bares nós jogamos, conversamos, bebemos, fazemos amigos e tudo isso fala sobre alegria. Mesmo com as nossas dificuldades, nós pretendemos fazer o possível para apresentar um carnaval com a qualidade que sempre tivemos”, comenta o fundador do bloco e atual representante legal, Márcio Alex da Silva.
PAÍS IDEAL
De olho no tricampeonato, a animação da Esquadra da Indepa adentrará o Sambódromo com o enredo “Em busca de sonhar e encontrar razões verdadeiras, bem-vindos à república federativa Esquadra da Indepa”.
A temática será desenvolvida através de uma visão lúdica, de um país ideal. “Para conseguir o tricampeonato, nós tivemos que ousar. O público pode esperar uma crítica à crise política com muita alegria, mostrando um país dos nossos sonhos, onde o combustível é o amor”, afirma o carnavalesco Jorge Santtanna.
Os ensaios do bloco já estão sendo feitos há três meses e a expectativa é de levar cerca de 200 componentes para tentar mais uma vitória.
SEM MEDO
Para fechar a passagem dos blocos, a Estação Primavera promoverá um passeio divertido por uma temática macabra. Com o enredo “Celebrem a morte, vim buscar a sua alma”, os cerca de 130 integrantes da agremiação pretendem mostrar a visão do final da vida, em diversas culturas.
“É uma temática forte, mas apresentaremos de forma muito divertida. Não tem o que ter medo. Será um passeio pelo mundo dos mortos, em várias culturas e partes do mundo. Queremos mostrar diversas formas de encarar este momento”, comenta a carnavalesca Cristiane Ludgério da Silva.
Cultura define novo horário para 1º dia
A Secretaria de Cultura informou o novo para o início do primeiro dia de desfile do Carnaval 2018, que será realizado no sábado, dia 10, e segunda-feira, dia 12, no Sambódromo “Guilberto Carrijo”. O horário de início, previamente estipulado, era 19h15 e foi alterado para 20h45 (apenas no sábado). Na segunda, os desfiles começam às 19h15. De acordo com a pasta, a alteração de 1h30 foi necessária após a desistência da escola de samba Águia de Ouro e do bloco originalidade Periferia Legal, que desfilariam na primeira noite. O bloco originalidade Periferia Legal, que abriria a noite de festa no Sambódromo, desistiu de participar do Carnaval deste ano ainda no início de janeiro. “Nosso problema foi a falta de recursos. Sabíamos que não seria possível fazer um Carnaval bonito como sempre fizemos. Mas, durante este ano, já iremos organizando eventos e buscando recursos na iniciativa privada, para que, em 2019, o bloco volte com tudo para o Carnaval”, afirma o fundador da agremiação, Vanderlei Antônio de Oliveira. |