Ícone do site Revista Atenção

Bauruense faz prova mais difícil do Ironman e já é o 2º no mundo

Matheus Salto Martini completou a prova em 9h, 10min e 30 segundos

Foram 3.8 quilômetros de natação, 180 km de ciclismo e 42.2 km de corrida, que Matheus Salto Martini, 31 anos, precisou superar para completar a Ironman Kalmar — Campeonato Mundial da categoria. A prova é considerada a mais tradicional e desafiadora de triathlon do mundo. De acordo com o atleta e empresário de Bauru que participou da competição, a umidade, o calor e a altimetria (ganho de elevação em um percurso) se combinam para exigir ainda mais dos participantes.

A prova aconteceu no último sábado (26), na ilha de Kona, no Havaí, nos Estados Unidos. Matheus completou a prova em 9h, 10min e 30 segundos. A performance garantiu o 31º lugar ao atleta na categoria de 30 a 34 anos masculino. Na classificação geral, ele ficou em 149º°dos 2.382 participantes que conseguiram completar a prova. Outras 168 pessoas não completaram o percurso.

Ao JC, Matheus diz estar muito feliz com o seu resultado e por poder competir entre os melhores de sua categoria. Ele destaca o papel de seu treinador Gerson Leite nos preparativos e resultados que obteve. Essa prova, inclusive, garantiu o segundo lugar do ranking mundial do Ironman entre homens de 30 a 34 anos. Ele aparece na lista oficial abaixo apenas do francês Olaf Van Den Bergh.

Os desafios, porém, começaram antes de Matheus adentrar nas águas havaianas. Ele conta que esta é sua terceira competição da temporada e que teve pouco tempo para se preparar. A última, foi a Ironamn Karlmar, na Suécia, em que conquistou o 1º lugar geral com 8h, 27 minutos e 12 segundos no dia 17 de agosto. O resultado desta prova garantiu a vaga para o atleta na competição do último sábado.

Para ele, a participação foi a realização de um sonho. A prova realizada em Kona foi onde a competição Ironman começou, ainda na década de 70.

Agora, ele se prepara para o próximo desafio, o Campeonato Mundial de Ironman 70.3. A prova acontece no dia 15 de dezembro, na Nova Zelândia.

Sair da versão mobile