Depois de 20 anos afastado do aeromodelismo e após faturar o terceiro lugar na última etapa do Campeonato Paulista de 2017, em dezembro, em Barretos, Marivaldo Campos Brito disputará o torneio estadual deste ano, que começa no final de semana em Santa Bárbara d’Oeste (216 quilômetros de Bauru).
“Minha expectativa é dar trabalho para os outros competidores”, brinca o bauruense, de 56 anos.
Com currículo de muitas vitórias, Marivaldo volta ao aeromodelismo na modalidade que o consagrou, “Pylon Racing” considerada a Fórmula 1 do aeromodelismo, com aeromodelos que atingem velocidades de aproximadamente 500 km/h.
“A competição sempre esteve em minhas veias. Sentia falta da adrenalina da velocidade e das pistas”, comenta Marivaldo, praticante desde os 14 anos e com 42 vitórias não oficiais e sete oficiais, dentre elas os títulos de tricampeão paulista, tricampeão brasileiro e vice-campeão mundial no Aerodisigner.
SEQUÊNCIA
O torneio estadual consiste de seis etapas no ano e o competidor sagra-se campeão conforme os pontos acumulados em toda competição.
A primeira fase começa logo neste sábado, dia 17 de fevereiro, dia voltado para ajustes dos motores e combustível, além da oportunidade de se habituar com o circuito oval – no estilo Formula Indy.
No domingo ocorrerá o confronto, que deve reunir em torno de 30 concorrentes. Entretanto, a prova é dividida em partes, com até quatro aeromodelismos na pista para cada bateria.
“É, de fato, uma corrida. Além de ser rápido, tem que contornar três mastros com a aeronave. É preciso ter controle e precisão nos movimentos”, detalha.
ASTRONAUTA
Marivaldo conta com patrocínio do astronauta bauruense Marcos Pontes, através da Fundação Astronauta Marcos Pontes.
“A responsabilidade aumenta ainda mais”, frisa o competidor de Bauru, que é técnico em eletrônica, radialista, construtor de aeronaves tripuladas experimentais, comerciante e fotógrafo aéreo com drones, uma atividade que virou quase sinônimo de sua atuação profissional no município.
Por isso, inclusive, ficou conhecido na cidade e região como Marivaldo do Drone (agora, e novamente, também dos aeromodelos).