Nascido em Araraquara e morador na vizinha São Carlos, Rodrigo Zanc pesquisa a viola brasileira há mais de 20 anos. Um pouco dessa familiaridade com o instrumento poderá ser conferido de perto na quinta-feira, em Bauru, dentro do projeto cultural Dandô.
“O Dandô é, por assim dizer, uma forma da gente se doar e também receber em troca”, resume Zanc.
“É uma alternativa que temos para disseminar parte da cultura brasileira que não aparece na grande mídia. É nossa união por uma causa maior”.
Zanc, artista do mês pelo projeto, já cantou em São Paulo, Guarulhos, Campinas e Caldas (MG). Depois de Bauru, fecha participação na sexta-feira em Araraquara.
ATIVIDADES
Ele já participou de vários festivais até gravar, em 2006, seu primeiro CD (“Pendenga”). Em 2010 fez apresentações na Europa e, em 2013, lançou o segundo algum, “Fruto da Lida”, com o qual foi selecionado para o 26º Prêmio da Música Brasileira.
O artista, que já esteve no prestigiado programa “Senhor Brasil” (TV Cultura), apresentado por Rolando Boldrin, também chegou a dividir o palco em outras ocasiões com nomes eternos do cancioneiro regional, como Pena Branca e Zé Mulato e Cassiano.
O violeiro também procura transitar com desenvoltura pelo universo dos “causos” e, ao mesmo tempo em que mantém os pés (e mãos) fincados na música raiz, não deixa de estar conectado ao que há de novo na arte e sua viabilização. Um exemplo: seu disco “Fruto da Lida” foi integralmente produzido por meio de financiamento coletivo (crowdfunding).
Toca, ainda, dois trabalhos paralelos: faz parte do grupo vocal do “Projeto 4 Cantos”, com Luiz Salgado, Cláudio Lacerda e Wilson Teixeira – e, também ao lado de Cláudio Lacerda, forma dupla em shows de tributo a Pena Branca e Xavantinho.
A iniciativa
Projeto Dandô é uma espécie de rede nacional de produções independentes com shows em espaços alternativos. A apresentação desta quinta-feira (22) será a segunda em Bauru a integrar a ação – que, na cidade, tem como coordenadora a cantora Manu Saggioro. A primeira edição por aqui ocorreu em 4 de maio com a cantora e compositora Kátya Teixeira, idealizadora do projeto. |
Reprodução |
Vinícius Zurlo fará a abertura musical da noite |
ZURLO FAZ A ABERTURA
O violonista Vinicius Dias Zurlo será o artista-anfitrião desta edição do projeto. Assim, fará a abertura musical da noite de 22/6 para Rodrigo Zanc. Criado em Mogi Mirim, Zurlo se define como “poeta por sina e cantador por teimosia”.
SERVIÇO
Rodrigo Zanc: 22/6, às 20h30, no Espaço Gaia (dentro do projeto cultural nacional Dandô – Circuito de Música Dércio Marques).
Abertura: artista-anfitrião Vinicius Zurlo (violonista, cantor, compositor). Acesso do público (contribuição consciente): a partir de R$ 15,00. Rua Mário dos Reis Pereira, 3-139, Colina Verde. (14) 3018-5917.