Bauru-Marília terá pedágio em até 1 ano

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Presidente da Eixo SP, Sérgio Santillan, fala sobre concessão / Foto: Eixo SP/Divulgação

Concessão da rodovia SP-294 começará a valer amanhã e a cobrança de tarifa terá início em até 12 meses neste trecho

A Rodovia Bauru-Marília (SP-294), que faz parte do lote Piracicaba-Panorama, começará a ser administrada a partir de amanhã pela Eixo SP, vencedora do processo de concessão realizado no começo do ano. O trecho entre Bauru e Marília, de 100 quilômetros, terá duas praças de pedágio em cada sentido. Uma será em Bauru, no km 366, perto da divisa com Piratininga, e a outra em Vera Cruz, perto de Marília, no km 426 da via.

A SP-294 foi duplicada pelo Estado, com a conclusão das obras em 2006, e até então era gerida pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) sem cobrança de tarifa. O presidente da Eixo SP, Sérgio Santillan, concedeu entrevista coletiva por videoconferência na manhã de ontem. O JC participou, e perguntou a respeito da implantação das praças de pedágio. “Antes da instalação das praças, é preciso cumprir alguns requisitos da concessão, como melhorias da rodovia. O prazo para a implantação da cobrança é de até um ano”, disse Santillan.

As tarifas ainda serão definidas. Antes da concessão, o valor prévio estimado era de R$ 5,93 em cada sentido, por praça. Ou seja, uma viagem de ia de volta entre Bauru e Marília teria um custo de R$ 23,72 com pedágios. Contudo, o valor final ainda será definido, seguindo normas da Artesp e do governo estadual.

A Eixo SP destacou que o novo modelo de concessão permitirá descontos maiores a usuários frequentes da rodovia, beneficiando aqueles que passam pelos mesmos trechos sempre. O secretário estadual de Logística e Transporte, João Octaviano Machado Neto, também participou da coletiva. “Esse é um novo modelo de concessão, onde a iniciativa privada vai investir mais. O Estado continua sendo o dono desse ativo, que é a malha rodoviária, mas com a perspectiva de ter investimentos contínuos”, lembrou.

OBRAS

O superintendente de engenharia da Eixo SP, Robinson Ávila, participou da entrevista com a imprensa e destacou que já no primeiro dia de concessão, os trabalhos começarão. “A partir do primeiro dia, a concessionária já começa a fazer melhorias na rodovia. No começo, são obras de melhoria do pavimento, limpeza das laterais da rodovia e do canteiro central, além de sinalização. Esse trecho já é duplicado, mas precisa de reparos no asfalto em vários pontos. Depois, também estão previstas obras em dispositivos e marginais em alguns trechos ainda”, disse. Estão previstas ainda a implantação de wifi, sistemas de rádio-comunicação, fibra ótica e de controle de tráfego.

Bauru-Jaú é incluída

A Eixo SP vai administrar também, a partir de amanhã, a rodovia Bauru-Jaú (SP-225), que era da Centrovias. O trecho entre Jaú e Itirapina também passa a ser da mesma concessionária. Todos eles já são pedagiados, mas haverá redução no valor da tarifa. A Eixo SP vai administrar, ao todo, mais de 1.200 quilômetros de rodovias entre Piracicaba e Panorama, passando por 62 municípios. A empresa foi a vencedora da disputa pagando R$ 1,1 bilhão ao Estado, com investimento previsto em R$ 14 bilhões para os próximos 30 anos, prazo da concessão.

A concessionária informou que serão criados 2.031 empregos em todo o lote, sendo 1.257 empregos diretos e 1.242 indiretos, e ainda outros 3.000 nas obras. Foram instaladas bases de operação para a estrutura de veículos de apoio, ambulâncias, equipes operacionais, entre outros.

Bauru: continuação da avenida Elias Miguel Maluf fora da concessão

O principal pedido de Bauru para o Estado antes da concessão acabou não sendo atendido. O município pediu a inclusão da vicinal SPA 354/294, que é a continuação da avenida Elias Miguel Maluf. O trecho, de 4 quilômetros, é de pista simples e corta a Vila Industrial e a Vila Dutra, na área urbana. Apesar de dar acesso direto para a Bauru-Marília, a vicinal ficou fora do lote concedido, e seguirá com o DER.

No ano passado, a Associação de Moradores da Vila Dutra, a Câmara Municipal, através do vereador Manoel Losila (MDB), e a prefeitura, fizeram pedidos para a inclusão da vicinal, mas o entendimento do Estado era de que o trecho deveria seguir com o DER. Com isso, não há previsão ainda de obras de duplicação, iluminação e construção de passarelas neste acesso.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/noticias/politica/2020/06/725622-bauru-marilia-tera-pedagio-em-ate-1-ano.html

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