Ícone do site Revista Atenção

Bauru já tem recorde de candidatos a prefeito nos últimos 35 anos

A eleição para prefeito neste ano em Bauru terá recorde de candidatos, ao menos desde a redemocratização do País, quando o sistema atual foi implementado. Desde 1988, o maior número foi registrado em 2004, com oito postulantes. O menor foi em 2012, com apenas quatro. Em 2020, já são nove nomes confirmados em convenções e hoje (14) e amanhã (15) é possível que mais três concorrentes sejam definidos.

Com isso, a disputa neste ano deve ficar entre nove e 12 candidatos a prefeito em Bauru. Considerando que, dos 33 partidos do País, 26 possuem representação em Bauru, perto de metade deles pode ter postulante próprio. Além de refletir a pulverização de legendas, a proibição de coligação para a eleição a vereador motivou mais partidos a investirem em candidatos próprios na chapa majoritária, a prefeito e vice, como forma de aumentar a presença nas eleições e buscando fazer ao menos uma cadeira na Câmara Municipal.

Neste ano, a tendência é de mais candidatos a vereador também. Em 2016, foram 310 concorrentes para a Câmara e, agora, pode ficar acima de 400, por conta do fim das coligações na eleição proporcional.

O QUE FALTA

Restam ainda definições para HOJE, quando ocorrem as convenções do PSD e do PSB. No primeiro, o pré-candidato é Sandro Bussola, enquanto o PSB coloca o nome de Rosana Polatto como possível postulante.

Já nesta terça, o Republicanos quer confirmar o nome de Edu Avallone, ainda sem definição se haverá parceria com outra legenda. No mesmo dia, o Pros também terá convenção e tenta viabilizar Antônio Izzo Filho, mas ainda pode formar aliança com o Republicanos. Izzo não consta como filiado do Pros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contudo, o partido alega que ele assinou a filiação dentro do prazo.

ACOMPANHADOS

Apesar da pulverização de candidatos a prefeito, alguns partidos conseguiram formar alianças e, assim, deverão dominar o horário eleitoral no rádio e na TV. O atual prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB), que busca a reeleição e fez convenção ontem, tem como aliados o PTB do vice-prefeito Toninho Gimenez, e ainda o PL e o PCdoB. Outra chapa já confirmada com mais de um partido é a de José Clemente Rezende (Cidadania), que conta com o PDT e o Avante.

O DEM vai lançar hoje o nome de Raul Gonçalves Paula, tendo como parceiros o PP, que indicou o vice Fábio Manfrinato, e ainda o PSL, PRTB e MDB. Será a coligação com o maior tempo de propaganda no rádio e na TV.

Ainda neste domingo, o PT vai confirmar Jorge Moura, em parceria com o Rede, que está indicando Maria Flor Di Piero como vice. Esta é outra aliança que terá um tempo significativo no horário eleitoral, pois o PT tem a maior bancada da Câmara dos Deputados, critério usado para esta distribuição. Por fim, Luiz Carlos Valle (Podemos) será oficializado também hoje como candidato a prefeito, com Gislaine Magrini (PSC) de vice.

Em 2020

Já confirmados nas convenções

Sérgio Alba (SD)

José Clemente Rezende (Cidadania)

Nelson Fio (PTC)

Suéllen Rosim (Patriota)

Clodoaldo Gazzetta (PSDB)

Raul Gonçalves Paula (DEM)

Jorge Moura (PT)

Renata Ribeiro (PSOL)

Luiz Carlos Valle (Podemos)

Nomes que ainda passarão por convenções

Sandro Bussola (PSD)

Rosana Polatto (PSB)

Edu Avallone (Republicanos)

Fonte:https://www.jcnet.com.br/noticias/politica/2020/09/735430-bauru-ja-tem-recorde-de-candidatos-a-prefeito-nos-ultimos-35-anos.html#.X1_X2yoTQtI.whatsapp

Sair da versão mobile