Bauru inicia 2.º ciclo da nebulização com ‘epidemia inevitável’

0
813

A Prefeitura Municipal, em parceria com a Sucen, iniciou nessa segunda-feira (21) o segundo ciclo de nebulização contra o Aedes aegpyti, na região Noroeste de Bauru. O objetivo é o controle dos mosquitos adultos em área com grande concentração de casos. Somente neste ano, Bauru já conta com 214 registros autóctones de dengue, uma média de 12 por dia.

O grande número de casos coloca a cidade em “alto risco de epidemia”, conforme a própria Secretaria Municipal de Saúde, que vê o quadro epidêmico como algo inevitável.

Nessa segunda-feira (21), os bairros Parque Jaraguá e Santa Edwirges receberam a aplicação do inseticida. Nesta terça-feira (22), o Santa Edwirges volta a ser nebulizado juntamente com o Vânia Maria.

A nebulização ocorre sempre a partir das 20h nas ruas dos bairros: Fortunato Rocha Lima, Parque Primavera, Parque Roosevelt, Santa Fé, Jardim Andorfato, Parque Jaraguá, Jardim Santa Edwirges, Jardim Vânia Maria, Núcleo Residencial Alto Alegre, Jardim Progresso, Jardim Coral, Cidade Jardim, Vila Marajoara, Jardim Petrópolis (veja o cronograma completo no quadro abaixo).

Cuidados durante a açãoDurante a nebulização, a população deve adotar algumas medidas: manter abertas portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida na casa; cobrir alimentos, filtros de água, utensílios de cozinha e roupas; guardar em lugares fechados bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários; manter crianças, idosos e pessoas alérgicas em um cômodo com porta e janelas fechadas, assim permanecendo por 30 minutos após a aplicação; e ficar dentro de suas residências no momento da aplicação do inseticida.

‘Entramos em grande risco de uma epidemia’

Secretário Municipal de Saúde, José Eduardo Fogolin aponta que Bauru entrou na fase de “grande risco” de uma epidemia. “O número de casos deste ano é maior que a média dos anos anteriores. Isso é basicamente o que configura uma epidemia. Estamos em grande risco de epidemia. E, pelos dados, acreditamos que é inevitável um quadro epidêmico” destaca o titular da pasta.

A iminência da epidemia já era alertada pelo município e apontada pelo JC desde o final do ano passado.

Diante desse contexto alarmante, a Secretaria de Saúde se antecipou e colocou em prática no início deste mês o Plano Municipal de Enfrentamento da Dengue, que envolve uma força-tarefa com diversas ações tanto no âmbito da assistência de saúde quanto de vigilância epidemiológica.

Um dos aspectos que mais preocupam é a entrada do vírus tipo 2 na cidade, que não circulava há sete anos no município.

“É importante a população fazer sua parte com as medidas preventivas contra criadouros”, conclui.

Fonte: https://m.jcnet.com.br/Geral/2019/01/bauru-inicia-2o-ciclo-da-nebulizacao-com-epidemia-inevitavel.html?utm_source=Whatsapp&utm_medium=referral&utm_campaign=Share-Whatsapp

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!