A especial noite de hoje marca o início da temporada de concertos da Banda Sinfônica Municipal de Bauru: será às 20h, no Teatro Municipal, com entrada gratuita.
Não só gratuita, mas solidária: quem comparecer pode levar 1 quilo de alimento não perecível que, depois, terá a devida destinação solidária.
O evento é uma realização da Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), e terá como destaque um novo repertório do grupo e os solistas Bruno Celso (no eufônio) e Luiz Marcelo (na flauta transversal).
CONFIGURAÇÃO
Fundada em 2002, a Banda Sinfônica Municipal é regida por Devanildo Balmant. Conta com 50 integrantes e é mantida pela Prefeitura de Bauru por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Os integrantes recebem uma bolsa mensal como de ajuda de custo.
Eles cumprem agenda de estudos práticos e de teoria musical, além de uma rotina de ensaios e apresentações públicas.O grupo já recebeu centenas de jovens em sua formação. Cerca de 30% dos alunos tornaram-se músicos profissionais, informa a assessoria de imprensa.
TRAJETÓRIA DOS SOLISTAS Graduado em educação musical pela Universidade do Sagrado Coração (USC), Bruno Celso Aguiar de Paula, 26, já estava em sintonia com a música aos 9 anos, iniciando seus estudos. Aos 12, Projeto Guri e Banda Sinfônica (tocando eufônio). Aliás, tornou-se educador musical do Guri e Monitor de Metais Graves da Banda Sinfônica. Também estudou no Conservatório de Tatuí (2007 a 2009) e participou de vários festivais. Sempre tendo aulas e se aprimorando. Há 7 anos começou a estudar trombone e ingressou na Orquestra Jovem de Lins e na Jazz Band de Pederneiras. No currículo, Bruno também tem participação no Festival de Campos do Jordão (2017/2018) – com trombone.
Já Luiz Marcelo Pereira Ferreira, 29, é mestrando da pós-graduação profissional em música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui graduação em educação musical pela Universidade do Sagrado Coração (2011). Cursou flauta erudita no Conservatório de Tatuí (2008 a 2011). Participou de diversos festivais. Foi primeira flauta solo na Orquestra de Câmara da USC (2004-2006) e é monitor na Orquestra (1ª flauta) e Banda Sinfônica Municipal de Bauru (spalla) desde 2006, além de educador musical do Projeto Guri desde 2011, flautista da Cia Sinfônica de Bolso desde 2011 e 1ª flauta solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu desde 2013. Conquistou a terceira colocação no Flute Competition no Texas Summer Flute Symposium (2018), sendo escolhido pelo público como melhor solista do evento. SERVIÇO Concerto da Banda Sinfônica Municipal: 10/4, hoje, às 20h, com entrada gratuita no Teatro Municipal de Bauru – av. Nações Unidas, 8-9, Centro. Pede-se doação de 1 quilo de alimento na entrada. |
Fonte: https://m.jcnet.com.br/Cultura/2019/04/banda-abre-os-trabalhos-de-2019.html?utm_source=Whatsapp&utm_medium=referral&utm_campaign=Share-Whatsapp