Ícone do site Revista Atenção

Bafta 2022: ‘Ataque dos Cães’ ganha como melhor filme; veja lista dos premiados

O western sombrio “Ataque dos cães” conquistou as duas principais honras do Bafta 2022 no domingo (13), vencendo como melhor filme, e direção – que foi para Jane Campion.

Já o épico de ficção científica “Duna” conquistou o maior número de prêmios concedidos pela academia britânica de cinema.

Veja lista dos premiados no Bafta 2022:

Melhor filme

 

  • “Belfast”
  • “Não Olhe Para Cima”
  • “Duna”
  • “Licorice Pizza”
  • “Ataque dos Cães”

 

Melhor filme britânico

 

  • “After Love”
  • “Ali & Ava”
  • “Belfast”
  • “Boiling Point”
  • “Cyrano”
  • “Everybody’s Talking About Jamie”
  • “Casa Gucci”
  • “Noite Passada em Soho”
  • “007 – Sem Tempo Para Morrer”
  • “Identidade”

 

Melhor filme de língua não inglesa

 

  • “Drive My Car”
  • “A Mão de Deus”
  • “Mães Paralelas”
  • “Petite Maman”
  • “The Worst Person in the World”

 

Melhor direção

 

  • Aleem Khan, por “After Love”
  • Ryûsuke Hamaguchi, por “Drive My Car”
  • Audrey Diwan, por “Happening”
  • Paul Thomas Anderson, por “Licorice Pizza”
  • Jane Campion, por “Ataque dos Cães”
  • Julia Ducournau, por “Titane”

 

Melhor roteiro original

 

  • “Apresentando os Ricardos” (Aaron Sorkin)
  • “Belfast” (Kenneth Branagh)
  • “Não Olhe Para Cima” (Adam McKay)
  • “King Richard: Criando Campeãs” (Zach Baylin)
  • “Licorice Pizza” (Paul Thomas Anderson)

 

Melhor roteiro adaptado

 

  • “No Ritmo do Coração” (Siân Heder)
  • “Drive My Car” (Ryûsuke Hamaguchi)
  • “Duna” (Denis Villeneuve)
  • “A Filha Perdida” (Maggie Gyllenhaal)
  • “Ataque dos Cães” (Jane Campion)

 

Melhor atriz

 

  • Lady Gaga, por “Casa Gucci”
  • Alana Haim, por “Licorice Pizza”
  • Emilia Jones, por “No Ritmo do Coração”
  • Renate Reinsve, por “The Worst Person in the World”
  • Joanna Scanlan, por “After Love”
  • Tessa Thompson, por “Identidade”
  • Melhor ator

     

    • Adeel Akhtar, por “Ali & Ava”
    • Mahershala Ali, por “Swan Song’
    • Benedict Cumberbatch, por “Ataque dos Cães”
    • Leonardo DiCaprio, por “Não Olhe Para Cima”
    • Stephen Gragam, por “Boiling Point”
    • Will Smith, por “King Richard: Criando Campeãs”

     

    Melhor atriz coadjuvante

     

    • Citriona Balfe, por “Belfast”
    • Jessie Buckley, por “A Filha Perdida”
    • Ariana DeBose, por “Amor, Sublime Amor”
    • Ann Dowd, por “Mass’
    • Aunjanue Ellis, por “King Richard: Criando Campeãs”
    • Ruth Negga, por “Identidade”

     

    Melhor ator coadjuvante

     

    • Mike Faist, por “Amor, Sublime Amor”
    • Ciarán Hinds, por “Belfast”
    • Troy Kotsur, por “No Ritmo do Coração”
    • Woody Norman, por “Sempre em Frente”
    • Jesse Plemons, por “Ataque dos Cães”
    • Kodi Smit-McPhee, por “Ataque dos Cães”

     

    Melhor elenco

     

    • “Boiling Point”
    • “Duna”
    • “A Mão de Deus”
    • “King Richard: Criando Campeãs”
    • “Amor, Sublime Amor”

     

    Melhor documentário

     

    • “Becoming Cousteau”
    • “Cow”
    • “Flee”
    • “The Rescue”
    • “Summer of Soul (… ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)”

     

    Melhor animação

     

    • “Encanto”
    • “Flee”
    • ‘Luca”
    • “A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas”

     

    Melhor trilha sonora

     

    • “Apresentando os Ricardos” (Daniel Pemberton)
    • “Não Olhe Para Cima” (Nicholas Britell)
    • “Duna” (Hans Zimmer)
    • “A Crônica Francesa” (Alexandre Desplat)
    • “Ataque dos Cães” (Jonny Greenwood)

     

    Melhor fotografia

     

    • Greig Fraser, por “Duna”
    • Dan Laustsen, por “O Beco do Pesadelo”
    • Linus Sandgren, por “007 – Sem Tempo Para Morrer”
    • Ari Wegner, por “Ataque dos Cães”
    • Bruno Delbonnel, por “A Tragédia de Macbeth”

     

    Melhor edição

     

    • “Belfast” (Úna Ní Dhonghaíle)
    • “Duna” (Joe Walker)
    • “Licorice Pizza” (Andy Jurgensen)
    • “007 – Sem Tempo Para Morrer” (Tom Cross & Elliot Graham)
    • “Summer of Soul (… ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)” (Joshua L. Pearson)

     

    Melhor design de produção

     

    • “Cyrano” (Sarah Greenwood & Katie Spencer)
    • “Duna” (Patrice Vermette & Zsuzsanna Sipos)
    • “A Crônica Francesa” (Adam Stockhausen & Rena DeAngelo)
    • “O Beco do Pesadelo” (Tamara Deverell & Shane Vieau)
    • “Amor, Sublime Amor” (Adam Stockhausen & Rena DeAngelo)

     

    Melhor figurino

     

    • Jenny Beavan, por “Cruella”
    • Massimo Cantini Parrini, por “Cyrano”
    • Robert Morgan & Jacqueline West, por “Duna”
    • Milena Canonero, por “A Crônica Francesa”
    • Luis Sequeira, por “O Beco do Pesadelo”

     

    Melhor cabelo e maquiagem

     

    • “Cruella”
    • “Cyrano”
    • “Duna”
    • “Os Olhos de Tammy Faye”
    • “Casa Gucci”

     

    Melhor som

     

    • “Duna”
    • “Noite Passada em Soho”
    • “007 – Sem Tempo Para Morrer”
    • “Um Lugar Silencioso: Parte II”
    • “Amor, Sublime Amor”

     

    Melhores efeitos especiais

     

    • “Duna”
    • “Free Guy: Assumindo o Controle”
    • “Ghostbusters: Mais Além”
    • “Matrix Resurrections”
    • “007 – Sem Tempo Para Morrer”

     

    Melhor curta britânico em animação

     

    • “Affairs of the Art”
    • “Do Not Feed the Pigeons”
    • “Night of the Living Dead”

     

    Melhor curta britânico

     

    • “The Black Cop”
    • “Femme”
    • “The Palace”
    • “Stuffed”
    • “Three Meetings of the Extraordinary Committee”

     

    Melhor estreia de um roteirista, diretor ou produtor britânico

     

    • Aleem Khan, por “After Love”
    • James Cummings & Hester Ruoff, por “Boiling Point”
    • Jeymes Samuel, por “Vingança & Castigo”
    • Posy Dixon & Liv Procter, por “Keyboard Fantasies”
    • Rebecca Hall, por “Identidade”

     

FONTE: https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2022/03/13/bafta-2022-ataque-dos-caes-ganha-como-melhor-filme-veja-lista-dos-premiados.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1&utm_content=post

Sair da versão mobile