Ícone do site Revista Atenção

Atos reúnem milhares pelo país contra pedido de Lula

Demonstrators protest against former Brazilian president Luiz Inacio Lula da Silva at Paulista Avenue in Sao Paulo, Brazil April 3, 2018. The sign reads: "Lula in jail." REUTERS/Leonardo Benassatto

Em várias cidades do Brasil, manifestantes favoráveis à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram às ruas ontem para cobrar que o STF (Supremo Tribunal Federal) não conceda habeas corpus ao petista.

Em São Paulo, ao menos oito quarteirões da avenida Paulista, entre a avenida Brigadeiro Luís Antônio e a rua Augusta, foram ocupados por manifestantes pedindo a prisão de Lula. Calculava-se 5 mil pessoas. Carros de som de cinco movimentos –Vem pra Rua, MBL (Movimento Brasil Livre), Endireita Brasil, Direita Brasil e Nas Ruas – se espalhavam pelo trajeto.

Em Brasília, centenas se reuniram em frente ao Congresso Nacional. Segundo a Polícia Militar, por volta das 19h, antes de ter um início uma forte chuva, cerca de 400 pessoas estavam no local.  O MBL disse ter marcado atos em mais de 70 cidades, espalhadas por 21 estados. O movimento Vem Pra Rua afirmou que foram convocados protestos em mais de cem cidades, em 20 estados.

Na avenida Paulista, a garoa que caía em alguns momentos foi ignorada pelos manifestantes, muitos deles vestindo verde e amarelo, com bandeiras do Brasil e cartazes. Discursos nos alto-falantes e cartazes citavam os ministros do STF. A ministra Rosa Weber era o principal alvo da pressão, com pedidos para que ela ouça recado das ruas.

O voto de Rosa é considerado decisivo no julgamento: ela é contra a prisão após segunda instância, mas tem decidido os casos seguindo a atual jurisprudência do tribunal.

Em Curitiba, um membro da organização pediu que os manifestantes fizessem uma prece para que o STF rejeite o habeas corpus. Ele afirmou que o procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol havia lhe enviado uma mensagem: “É uma luta contra gigantes e cada um tem seu papel nela.”

No Rio, centenas de pessoas reuniram-se em frente ao posto 5 da orla de Copacabana.

Em Salvador, uma carreata com cerca de 200 veículos foi organizada em protesto em favor da prisão de Lula.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/Nacional/2018/04/atos-reunem-milhares-pelo-pais-contra-pedido-de-lula.html

Sair da versão mobile