Ícone do site Revista Atenção

Atendimento Terapêutico Emergencial. Quando a ajuda é mais que necessária.

Assim como acontece com outras áreas da saúde: odontologia, fisioterapia, medicina, etc; a psicologia também possui atendimentos de emergência. Eles não necessitam de agendamento prévio. Trata-se de um atendimento pontual para uma dificuldade que não está em sua rotina e não ocorre normalmente , mas sim um acontecimento inusitado que demanda uma situação de grande sofrimento, um quadro de estress elevado ou situação traumática ( morte de ente querido, acidentes, separação, situação de violência, entre outras ). O objetivo é ajudar a reduzir o impacto da situação e evitar que se desenvolvam sintomas ou mesmo o surgimento de mais problemas.

A intervenção psicológica imediata procura evitar que mais complicações aconteçam. Durante a sessão, o foco é no problema que mais incomoda, é fundamental relatar todos os sintomas psicológicos e físicos que está experimentando, até mesmo para que o psicólogo avalie se existe a necessidade de aliar a psicoterapia a um suporte medicamentoso, com indicação de um médico psiquiatra, por exemplo. Normalmente, o atendimento de urgência é feito em sessão única. A partir daí, o trabalho psicoterapêutico deverá seguir, caso assim deseje o paciente, nos horários regulares do consultório.
Quando a escuta é mais que necessária? Quando a confusão de um momento não nos deixa usar nossos recursos mentais, falar para uma pessoa capacitada sobre seu problema propicia uma sensação de alívio, ajudando na restauração do equilíbrio e também favorece o surgimento de um novo olhar para a situação, a partir de novas ideias. O espaço da escuta e a abertura para novas informações ajudam na ressignificação do momento, propiciando uma transformação positiva na mente e nas emoções.

Crise, sinônimo de oportunidade, de transformação! Precioso momento para promover a saúde mental !

Fonte: https://maristelacouto.com.br/blog/atendimento-terapeutico-emergencial-quando-a-ajuda-e-mais-que-necessaria/

Sair da versão mobile