Ícone do site Revista Atenção

Archimedes é o Profissional do Ano

Festa da Assenag que homenageará o engenheiro Archimedes Azevedo Raia Jr. será no dia 14 de dezembro, às 20h

Engenheiro mecânico, mestre e doutor em Engenharia de Trânsito pela USP, Archimedes Azevedo Raia Jr. é uma figura muito conhecida em Bauru, na região e em todo o País. O bauruense e diretor de Mobilidade da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (Assenag) de Bauru foi escolhido pela diretoria e conselho da associação para ser o grande homenageado como Profissional do Ano. O evento comemorativo será no próximo dia 14 (leia mais abaixo).

“O Archimedes é um profissional com muitos destaques, bauruense, muito atuante em nossa associação e que sempre está engajado nas questões que envolvem o desenvolvimento do município e também da Assenag. Ficamos muito felizes em homenageá-lo e em tê-lo como grande destaque nessa festa que é tão importante para nossa associação”, explica o presidente da Assenag, engenheiro Luiz Augusto Braga Franzolin.

Sempre muito tímido ao falar de seus “feitos”, Archimedes, que é articulista do JC há três décadas, define o sucesso de sua trajetória como um caminho de muito amor e dedicação à profissão. Ainda jovem, começou a trabalhar na Prefeitura de Bauru, na gestão do prefeito Edmundo Coube, estudando, ao mesmo tempo, Engenharia Mecânica. E foi na prefeitura onde começou a ter contato com os primeiros projetos urbanos.

Em 1984, conheceu a Assenag e se tornou sócio, vindo a ser diretor de Engenharia Mecânica na gestão do então presidente Veríssimo Barbeiro.

TRAJETÓRIA

Em junho de 1988, Archimedes ingressou na Emdurb como diretor de Abastecimento. Chegou a ser presidente interino da empresa municipal e, em 1989, uma nova gestão o convidou a assumir a Diretoria de Trânsito e Transportes. “Foi a partir deste momento que eu me apaixonei pela área do trânsito, transportes e mobilidade”, disse. Archimedes é coautor de vários livros técnicos, inclusive na Inglaterra e Holanda, e autor de mais de 300 artigos publicados em congressos e periódicos nacionais e internacionais.

Em 1992, a convite de um professor da EESC/USP, Archimedes prestou concurso para professor na Ufscar e passou em 1.º lugar. Lá, galgou vários cargos, como chefe de departamento, coordenador de pós, até atingir o mais alto nível de docência, o de professor titular.

No entanto, mesmo em São Carlos por anos, Archimedes sempre manteve os laços em Bauru por meio da família, dos amigos e da Assenag.

MOBILIDADE E TRÂNSITO

O engenheiro dedicou sua vida profissional principalmente à mobilidade sustentável e ao trânsito seguro. Atendendo pedido da Reitoria da Ufscar, criou e presidiu a Comissão Permanente de Segurança de Trânsito na universidade, cujo trabalho relevante e inédito foi agraciado, em 2010, com o Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito. Foi membro do Conselho Diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), com um trabalho que recebeu Menção de Aplausos pela Câmara de Araraquara.

Esses são apenas alguns destaques de seu memorial profissional, com mais de 205 páginas. Archimedes ainda é articulista do JC e do Social Bauru, docente da FIB e contabiliza a sua quinta participação em diretorias na Assenag.

SURPRESA BOA

Mesmo com tamanho currículo, Raia disse que “levou um susto” quando ficou sabendo da homenagem. “Eu tenho muito carinho pelos meus colegas e agradeço pela escolha. Sempre me dediquei ao máximo onde trabalhei. Então, acho que isso também é um reconhecimento”.

Ele ainda define esse espírito da Assenag como um envolvimento muito importante para a classe. “É um mundo diferente do nosso dia a dia. As melhores cabeças da região estão na Assenag. Aqui, o relacionamento é muito próximo, a troca de experiências, e o reencontro com nossos colegas sempre nos traz muitas alegrias”, conclui.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2019/12/706422-archimedes-e-o-profissional-do-ano.html#.Xe5MR_QxR2U.whatsapp

Sair da versão mobile