Revista Atenção

Aos 10 anos, Grupo Felicidade entrega oitavo espaço para crianças em creche

Felicidade define o sentimento de ajudar o próximo por parte de um grupo, em Bauru, que até foi batizado com tal palavra. Há uma década, os voluntários se diferenciam por tentar envolver as crianças na hora de angariar os donativos para as famílias em situação de vulnerabilidade social. A equipe, inclusive, deverá inaugurar, na tarde desta quarta-feira (7), o oitavo espaço infantil em uma creche do município.

Fundadora e coordenadora do Grupo Felicidade, Luciene Galbiatti Martins adianta que o Centro Educativo Unidos do Bem, na Vila Seabra, receberá uma sala de artes, reforço escolar, teatro e música.

Ainda de acordo com Luciene, os oito espaços foram construídos graças às doações de amigos e ao dinheiro dos voluntários, que contribuem com um valor simbólico mensalmente. A arquiteta Giulia Piovesan cuidou do projeto de quase todas as edificações.

A idealizadora do grupo frisa que, além de estimular as crianças a se voluntariarem, a iniciativa também abre espaços para que, dali, saiam pessoas com dignidade. “Eu procuro trabalhar para a garotada, pois só este público dará continuidade ao projeto”, justifica.

HISTÓRICO

Tudo começou quando a idealizadora da iniciativa era criança. “A minha mãe atuou junto a várias Apaes e ela acabou me criando em meio ao voluntariado. Depois que eu aprendi, não mais consegui parar”, revela.

Já adulta, Luciene passou a ajudar diversas instituições religiosas. “Eu comecei a trabalhar, efetivamente, no Parque das Nações, em uma ação conjunta com o então responsável pela Paróquia São Cristóvão, o padre Ricci. Nós organizávamos todos os eventos que envolviam a garotada, como o Dia das Crianças e Natal”, relata.

O grupo só se oficializou depois que a sua idealizadora resolveu distribuir as tarefas entre os voluntários. “O local onde fazíamos as festas, pertencente ao proprietário de um estabelecimento comercial daquela região, ficou pequeno e a Diocese de Bauru ofereceu uma área dentro da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que fica no mesmo bairro. A partir daí nasceu o 1.º Espaço Felicidade”, rememora.

Com o passar do tempo, vieram outras salas lúdicas em abrigos para crianças em Bauru e Piratininga, na Creche João Paulo (Mary Dota), na Creche São Judas (Estoril 1), na Igreja Batista, na Creche Madre Teresa (Terra Branca) e, por último, no Centro Educativo Amigos do Bem (Vila Seabra).

OUTRAS AÇÕES

Além de construir espaços lúdicos e envolver a criançada na hora de angariar donativos, o Grupo Felicidade também realiza, desde 2015, a Páscoa Bis. A campanha visa distribuir chocolate para quem não ganharia qualquer presente do tipo nesta época do ano.

Para se ter ideia, só no ano passado, a equipe conseguiu doar 8.860 caixas. Em 2020, a distribuição se deu de forma a evitar aglomerações. “Nós levamos à coordenadora da creche, afinal, sempre ajudamos uma instituição diferente a cada ano que passa. Ela se incumbiu de incluir o mimo na sacola da merenda das famílias assistidas pela entidade”, complementa.

Agora, o grupo se prepara para a doação de brinquedos em homenagem ao Dia das Crianças. No decorrer desta semana, inclusive, uma das entregas ocorreu via drive thru em frente à Creche Horácio. O Centro Educativo Amigos do Bem, a Creche São José e o 1.º Espaço Felicidade também receberão uma iniciativa do tipo em data a ser definida.

SERVIÇO

O Grupo Felicidade já angaria brinquedos novos ou em bom estado para o Natal. Outras informações: (14) 99777-7040 (Luciene). Facebook e Instagram: Grupo Felicidade.

Em junho de 2018, o Grupo Felicidade foi reconhecido pela Câmara de Vereadores de Bauru, que concedeu uma Moção de Aplauso à equipe pela abrangência do seu trabalho.

Falando nisso, os voluntários também promovem eventos em homenagem ao Dia dos Pais e Dia das Mães em asilos de Bauru e Piratininga.

Paralelamente, o grupo desenvolveu, por quatro anos, a Campanha do Agasalho em parceria com o Bauru Shopping. “Que a minha felicidade contagie cada um de vocês”, finaliza a coordenadora do projeto.

Sair da versão mobile