60% das mortes nas rodovias de Bauru e região ocorreram após 22h; novo dispositivo em equipamento móvel amplia fiscalização
Mais da metade dos acidentes com mortes nas rodovias em Bauru e região têm ocorrido entre o período da noite e madrugada. Dados da Polícia Rodoviária de Bauru apontam que, dos 31 acidentes fatais desde o início do ano até o último sábado (15), 18 deles (60%) foram registrados entre 22h e 5h. Como forma de coibir a imprudência e a alta velocidade, registradas com frequência nesses horários, a corporação tem apostado em fiscalizações com flashes portáteis infravermelhos. Acoplado aos radares móveis, o dispositivo permite a captura de imagens de forma nítida e quase imperceptível aos olhos dos condutores.
Os cinco equipamentos chegaram há pouco mais de um mês nas bases da Polícia Rodoviária de Bauru, Jaú e Lins, que estão entre municípios que englobam o 2.º Batalhão, sediado em Bauru. E eles já estão em uso. Nos últimos dias, os radares móveis com infravermelho flagraram carros circulando a até 177 quilômetros por hora.
Comandante do 1.º Pelotão do Policiamento Rodoviário de Bauru, o tenente Gabriel Eleutério Garcia explica que a tecnologia do dispositivo infravermelho já está presente, há alguns anos, nos radares fixos. Agora em forma portátil, ela deve ajudar a reduzir os acidentes graves.
“É algo que vem para ajudar a impedir abusos, como daquele cidadão que costumava exceder a velocidade à noite, acreditando que a fiscalização neste horário só ocorreria por meio dos radares fixos que ele já decorou a localização. Na dúvida, o motorista, agora, deve evitar arriscar e reduzir”, avalia o tenente Eleutério. “Até porque, com o radar móvel, podemos fiscalizar vários pontos em uma mesma noite”, alerta o policial.
SINALIZAÇÃO
Apesar do flagrante feito pelo radar ser imperceptível, a operação de fiscalização e os policiais que participam dela devem estar sinalizados. “Os policiais usam coletes refletivos e o giroflex da viatura fica ligado. É uma ação em que a viatura, inclusive, fica posicionada de forma ostensiva. A intenção é de que o motorista saiba que está sendo fiscalizado”, afirma o tenente Eleutério.
As equipes se posicionam, geralmente, em locais estratégicos e considerados problemáticos por registrarem alto número de acidentes.
A medida é também uma forma de redirecionamento das ações da corporação em razão do período da pandemia. Entre março e junho, houve redução drástica no movimento das estradas de Bauru, mas, nos últimos dois meses, a circulação voltou a aumentar. “Não deixamos de fiscalizar as outras demandas, mas tendo em vista as regras sanitárias e redução nas abordagens de condutores, apostamos na fiscalização de velocidade noturna também”, reforça.