Revista Atenção

Acidentes de trânsito caem 51%, mas mortes aumentam

A pandemia fez despencar os acidentes nas ruas e avenidas de Bauru. De janeiro a agosto, foram 1.215 ocorrências no perímetro urbano, enquanto, no mesmo período do ano passado, foram 2.492, de acordo com dados fornecidos pela Emdurb. Trata-se de uma redução de 51%. Por outro lado, a letalidade não seguiu a mesma tendência, crescendo 21%. Em 2020, 17 pessoas perderam a vida no trânsito bauruense, sendo que, até setembro do ano passado, foram 14.

Segundo o engenheiro do Setor de Estatísticas de Acidentes e Geoprocessamento da Emdurb, Nelson Augusto Neto, a redução na quantidade de veículos trafegando pelas ruas por causa da pandemia foi realmente o principal fator para a redução nos acidentes na cidade.

“Porém, os locais com maior incidência ainda permanecem os mesmos: avenida Duque de Caxias e Nações Unidas, principalmente no cruzamento com a avenida Nuno de Assis”, alerta. “Apesar da maioria das ocorrências serem registradas durante o dia, as mais graves são durante a noite e madrugada”.

MOTOCICLISTAS

E são estes acidentes graves que acendem o alerta. Além do aumento de 21% da mortalidade entre 2020 e 2019, um outro ponto preocupa as autoridades. Das 17 vítimas fatais registradas neste ano, 70% estavam em motocicletas, sendo dez condutores e dois passageiros. Inclusive, os acidentes com óbitos mais recentes ocorreram na última semana quando, em menos de seis horas, dois jovens, de 20 e 21 anos, morreram na Vila Antártica e na Vila Falcão, conforme o JC noticiou.

“Para se ter uma ideia, no mês passado (agosto), foram registrados 126 acidentes de trânsito com vítimas. Desses, 111 envolviam motocicletas, sendo que dois condutores morreram, 14 tiveram ferimentos graves e outros 95 foram considerados de grau leve”, detalha Nelson Augusto Neto.

“A letalidade sempre foi maior entre motociclistas. Porém, o que parece é que eles têm se acidentado mais sozinhos, colidindo contra postes ou atingindo sarjetas. O cenário está sendo diferente do que víamos antes, quando havia colisões com outros veículos”, pondera. “Por causa disso, será necessário estudar e avaliar de que forma podemos atuar”, aponta.

Ele acredita, por fim, que a pandemia também influencia neste contexto em relação aos motociclistas. “O que vemos muito nas vias públicas, agora, são entregadores. Sei que todos queremos receber nossa comida quente, mas temos que pensar no deslocamento desses funcionários, que são cobrados para que façam uma entrega rápida. Por isso, acredito que o trabalho de prevenção deva começar por eles, para alertar sobre a importância dos cuidados e da direção consciente”, finaliza o engenheiro Nelson Augusto Neto.

Semana de conscientização

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre 18 e 25 de setembro, quando ações são realizadas em todo o País com o objetivo de sensibilizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.

Nesta quarta-feira (23), às 15h, será realizada a live com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”. Os participantes serão o cabo PM Wilson Queiroz Felix, do 4.º BPM-I, e José Roberto Francelozo, que é instrutor especialista em Trânsito do Sest/Senat. O mediador será o professor Vigilato Mariano de Souza do Senai Bauru. Para acompanhar, acesse o canal do YouTube da Emdurb: youtube.com/emdurbbauruoficial.

Fonte:https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2020/09/736283-acidentes-de-transito-caem-51—mas-mortes-aumentam.html#.X2s0SEhH3_Q.whatsapp

Sair da versão mobile