Ação no Calçadão nesta sexta abre campanha de alerta ao AVC

0
1159

As ações da Campanha Nacional de Combate ao Acidente Vascular Cerebral começam hoje em Bauru. Com o tema “Reerguendo-se após o AVC”, a iniciativa ocorre em razão do Dia Mundial do AVC, celebrado em 29 de outubro.

A campanha é encabeçada pela Rede Brasil AVC e a programação bauruense é desenvolvida por um grupo multidisciplinar. Liderado pela médica neurologista Marcia Alves Moura Polin, coordenadora da equipe de Neurologia do Hospital de Base de Bauru e médica da Unimed, o grupo é integrado por membros do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-6), da Secretaria Municipal de Saúde, Samu, Hospital de Base, Hospital Estadual, Casa da Afasia/FOB-USP Bauru, Apae, Sorri e Unimed.

A campanha será aberta hoje, com uma ação no Calçadão da Batista de Carvalho, realizada das 9h às 12h. Estão programadas orientações sobre como prevenir o AVC e demonstrações à população dos sinais e sintomas da doença.

Amanhã, data oficial de início da campanha, a FOB/USP sediará, no Anfiteatro Maria Cecília (alameda Otávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária), um Simpósio Multiprofissional de Combate ao AVC.

O evento é destinado a profissionais de saúde de Bauru e dos outros 67 municípios que integram o DRS-6. Ao todo, sete temas compõem a programação, envolvendo o ciclo completo da reabilitação do paciente com AVC, do momento do socorro, passando pela reabilitação hospitalar, até a fase do “reerguer-se” com o apoio de uma rede de profissionais bem como da família do paciente. O simpósio acontecerá entre 8h30 e 17h e ainda tem vagas disponíveis, com inscrições pelo formulário FormSUS (Link encurtado https://goo.gl/vxFZF1).

No dia 29, a Unimed Bauru sediará um simpósio de doenças cerebrovasculares para profissionais de saúde. No dia 31, a FOB/USP também vai sediar um simpósio de acidente vascular cerebral com o tema “AVC: dê uma segunda chance à vida” destinado a estudantes da USP.

Até o dia 4 de novembro, serão realizadas ações em toda a região para conscientizar a população sobre a importância de reconhecer os sinais e de agir rapidamente. Materiais impressos com orientações serão distribuídos em unidades de saúde.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/Geral/2018/10/acao-no-calcadao-nesta-sexta-abre-campanha-de-alerta-ao-avc.html

Deixe uma resposta