Revista Atenção

“A pior crise é a interna”, diz o empresário Lasaro do Carmo Jr

Aos 49 anos, o empresário Lasaro do Carmo Jr é uma grande referência no mundo dos negócios graças à sua trajetória profissional bem-sucedida. De 2008 a 2015, foi presidente da Jequiti, marca do Grupo Silvio Santos – onde também atuou como vice-presidente de 2010 a 2015. Nesse período, a receita da companhia de cosméticos saltou de R$ 20 milhões para R$ 523 milhões. Antes de ir trabalhar com o dono do SBT, Lasaro ficou quatro anos como executivo da Natura.

Atualmente, o empresário está à frente de três empresas de segmentos diferenciados: Agência Boa Mais (agenciamento da carreiras de celebridades), Optimize Consulting (gestão de empresas) e Capital Upgrade (gestão de investimentos). Recentemente, fez parceria com a SociBusiness International, empresa do bauruense Francisco Freitas, que atua como consultor de negócios no exterior e também no interior de São Paulo. Juntos, eles pretendem acelerar e expandir o crescimento de empresas. Por conta disso, Lasaro voltou os olhos para a região de Bauru. “Meus negócios têm mercado para todas as regiões, inclusive interior de São Paulo. Com certeza existe mercado e oportunidade”, disse em entrevista exclusiva.

Em fevereiro, a empresa Capital Upgrade realizou em São Paulo a primeira edição da Imersão em Negócios e Gestão com empresários interessados em melhorar os resultados das suas empresas. A proposta é encontrar as falhas de gestão e direcionar para o caminho do sucesso. No último fim de semana (27, 28 e 29 de abril) aconteceu a segunda edição do evento sob o comando de Lasaro do Carmo Jr. Confira o nosso bate-papo.

Lasaro do Carmo Jr - empresario - capital upgrade
Lasaro do Carmo Jr, responsável pelo evento Capital Upgrade Imersão em Negócios e Gestão.

Lasaro do Carmo Jr: visita ao interior

Você conhece Bauru?
“Nunca estive em Bauru, mas muito em breve estarei aí”.

O mercado da beleza não sentiu a crise?
“O mercado da vaidade e das pequenas indulgências de uma forma geral são mais resistentes à crise. O mercado de beleza cresceu acima de 2 dígitos por mais de 20 anos. Mas quando o bolso do consumidor final é afetado, bem ou mal, as vendas sofrem. Existe uma teoria do efeito batom, que diz que toda vez que uma crise acontece, a venda do batom sobe”.

Você acredita que o pior da crise já passou?
“A pior crise é interna. Essa sim pode destruir qualquer negócio. 80% das coisas que podem destruir uma empresa podem ser controladas. Os fatores externos são 20%. Por isso, acredito que podemos superar a crise. Esses períodos ruins da economia sempre aconteceram no Brasil e sempre superamos. Vai passar, isso eu sei. Acredito que já está passando”.

Por que, no Brasil, o mercado da beleza é tão forte?
“O Brasil está entre terceiro e quarto mercado mundial de cosméticos. O mercado de beleza cresceu muito nos últimos 20 anos no Brasil. As mulheres são as mais lindas e bem cuidadas do mundo. Os homens estão deixando o preconceito de lado e se cuidando mais”.

Jornalista Gisele Peralta, o empresário Lasaro do Carmo Jr e o consultor internacional Francisco Freitas: reunião em Alphaville, onde fica o seu escritório.

Segredo do sucesso

Qual o segredo do seu sucesso?
“Não existe um único segredo. É uma conjunção de fatores, na minha opinião. 1.Muito trabalho. Nada menos que 12h por dia. 2. Boa estratégia. 3. Implementação perfeita. 4. Muita gente boa trabalhando com você. 5. Deus. 6. Competência. 7. Conheça muito bem seus objetivos e consumidores. No final, ser feliz. Isso sim conta”.

O que você aprendeu ao trabalhar com o apresentador Silvio Santos?
“Silvio é um homem de muita inspiração. Um trabalhador incansável e um ser humano muito digno”.

Você é formado em história. De que forma o lado humanista da faculdade ajuda no mundo dos negócios?
“Impossível pensar no futuro, sem viver bem o presente e conhecer o passado. Quase tudo na vida é gestão, estratégia e foco. Se você pensar nas civilizações, todas tinham suas estratégias, táticas e modelos de gestão e governar. Os romanos, por muitos séculos, foram um modelo de planejamento, estratégia, foco bem delimitado e gestão pública”.

O empresário estimula o empreendedorismo, que considera um pilar social da sociedade.

Apoio ao empreendedorismo

Qual a proposta do seu canal no Youtube?
“Apenas informar e ajudar quem quer aprender um pouco de gestão do dia a dia. Tudo na prática sem academicismos. Gestão de gente grande. Na vida e nas empresas”.

Se fosse resumir a sua trajetória profissional, o que gostaria de destacar?
“Não tem um ponto único. Foi um conjunto de ações e atitudes que me fizeram chegar até aqui. Mas ainda estou no meio da maratona. Ainda tenho muito por realizar e construir. Muito trabalho. Foco. Determinação e, principalmente, ação”.

Qual a sua mensagem para o empreendedor brasileiro, que enfrenta diversos obstáculos, mas é criativo e não desiste nunca?
“O empreendedorismo é uma das coisas mais lindas e frutíferas que podemos fazer. O empreendedorismo tem o maior pilar social do planeta. Onde nasce uma empresa, cria emprego, desenvolvimento humano e se prolifera a abundância e a riqueza. Nada faz mais bem à sociedade do que o empreendedorismo. Gera riqueza sustentável. Que o Brasil possuísse 20% mais de gente com vontade de empreender. Continuem construindo, apesar das dificuldades. Esse é meu recado”.

Sair da versão mobile