A Justiça do Trabalho de Bauru (SP) está realizando mais uma edição da “Semana da Conciliação”. A iniciativa tem como objetivo diminuir o número de processos que aguardam julgamento e incentivar acordos entre empregados e patrões.
Segundo o juiz do Trabalho Edson da Silva Júnior, o projeto é uma iniciativa própria do Tribunal Regional do Trabalho de Bauru e a expectativa é fazer aproximadamente 200 audiências apenas nesta semana – em média, são feitas 90 audiências neste período.
“Neste evento, entre 30% e 50% dos casos são resolvidos por acordo, mas mesmo os processos sem acordo a gente consegue resolver questões que garantem o próximo andamento, o que também agiliza muito a sua tramitação”, explica o juiz.
Segundo o tribunal, quase 9 mil processos tramitam nas quatro Varas do Trabalho de Bauru. Após dar entrada na Justiça, a espera pelo julgamento de um processo é em média de nove meses.
Este prazo, porém, pode mudar durante a “Semana de Conciliação”, ocasião em que várias audiências são realizadas ao mesmo tempo, sempre sob a supervisão do juiz do Trabalho.
Segundo a Justiça do Trabalho de Bauru, no ano passado deram entrada no tribunal da cidade 7,7 mil novos processos. Nos sete primeiros meses deste ano, são 3 mil novos processos, uma redução de cerca de 30%.
Além dos acordos firmados, a “Semana de Conciliação” aproveita a mobilização dos envolvidos nos processos e pede a doação de alimentos não-perecíveis para serem encaminhados a entidades assistenciais.
A próxima edição da “Semana de Conciliação” está programada para período entre 17 e 21 de setembro.
Podem participar da iniciativa apenas processos em fase de execução. Para se inscrever, basta acessar o site do TRT-15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região).
Fonte: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2018/08/15/por-conciliacao-justica-do-trabalho-de-bauru-faz-200-audiencias-na-semana.ghtml