Idosos devem renovar cadastro para passagem gratuita de transporte coletivo em Bauru

0
1707

Idosos de 60 a 64 anos devem fazer o recadastramento para gratuidade da tarifa do transporte coletivo antes de completar um ano de utilização do benefício, conforme informou a Secretaria do Bem-Estar Social (Sebes) de Bauru (SP).

Implantado em julho do ano passado, o Passe Idoso Municipal tem atualmente 3.490 usuários utilizando o sistema. Cerca de 250 usuários precisam realizar o recadastramento.

Até o mês de junho, apenas 31 idosos realizaram o procedimento. Quem não se recadastrar terá o cartão bloqueado. A Sebes solicita aos usuários que agendem com antecedência o atendimento na Central de Atendimento ao Usuário.

O beneficiário deverá seguir todos os procedimentos que realizou da primeira vez que preencheu o Cadastro Único. (Veja o passo a passo abaixo)

Para ter direito ao benefício, o idoso deve ter renda mensal individual igual ou inferior a dois salários mínimos (até R$ 2.216,76 em 2018) e não ser beneficiário de outras categorias de gratuidade ou desconto no sistema de transporte coletivo municipal.

O beneficiário terá direito à carga automática mensal do cartão, não cumulativa, de 30 créditos. A validade do cartão é de um ano. Para obter a aprovação do benefício, a pessoa idosa deverá ser titular ou fazer parte da composição familiar do Cadastro Único e possuir o número do NIS.

Procedimentos:

  • Agendar atendimento na Central de Atendimento ao Usuário pelo telefone (3223-2849 ou 99161-0967) ou presencialmente (Praça das Cerejeiras, 1-28, segunda a sexta-feira, 8h às 16h). Deve ser a mesma pessoa que preencheu o Cadastro Único, ou seja, o Responsável Familiar;
  • Comparecer na data agendada munido de todos os documentos pessoais originais de todos os membros da composição familiar:
  1. 18 a 59 anos: RG, CPF, título de eleitor, carteira profissional, holerith atual (se trabalhar);
  2. 16 e 17 anos: RG, CPF, carteira profissional, holerith atual (se trabalhar), declaração escolar;
  3. 0 a 15 anos: certidão de nascimento, RG, CPF e declaração escolar;
  4. Acima de 60 anos: RG e CPF;
  5. Aposentados e pensionistas: documentos pessoais mais o número do benefício e extrato do INSS;
  6. Crianças que não sejam filhos: termo de guarda do responsável pela criança; comprovante de endereço atual.
  • Após 15 dias do envio da ficha do Cadastro Único ao órgão gerenciador do Sistema Público de Transporte, o beneficiário deverá comparecer a Transurb (Rua Ezequiel Ramos, 6-77 – Centro), munido de um documento que o identifique e do seu Passe Cidadão, que será revalidado.
  • Fonte: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/idosos-devem-renovar-cadastro-para-passagem-gratuita-de-transporte-coletivo-em-bauru.ghtml

Deixe uma resposta