Ouvidoria municipal começa em maio

0
1049

Em torno de duas semanas, a Prefeitura de Bauru contará com canais de diálogo entre poder público e cidadão. Trata-se de uma Ouvidoria, promessa de campanha feita por Clodoaldo Gazzetta (PSD) durante a disputa ao Palácio das Cerejeiras. A opção começa a funcionar na primeira semana de maio, conforme prazo estipulado pelo próprio chefe do Executivo.

“A Ouvidoria funcionará em uma sala do terceiro andar da prefeitura. Dois servidores, remanejados de outros setores, executarão o serviço”, detalha Gazzetta, complementando que o canal de relacionamento para atender os munícipes é uma exigência prevista na Lei de Acesso à Informação (LAI), conhecida também como Lei da Transparência.

“Por esse canal, a população poderá fazer críticas a respeito da cidade, apontar problemas em relação a serviços prestados pelos funcionários municipais, como, por exemplo: ‘Não fui bem atendido na UPA’, entre outras denúncias”, completa.

Inicialmente, a Ouvidoria da Prefeitura contará com três canais de acesso: por telefone, que será o (14) 3235-1156; pelo e-mail ouvidoria@bauru.sp.gov.br,  e através do site https://www.bauru.sp.gov.br. Nesta última opção, o munícipe pode estabelecer contato com o poder público pelo ícone “Ouvidoria Geral”.

MANIFESTAÇÕES

Membro do Núcleo Gestor da Prefeitura, Elson Reis explica que a Ouvidoria oferecerá quatro manifestações: Elogio, Sugestão, Reclamação e Denúncia. “A primeira é para quem quiser enaltecer algo realizado pelo poder público. Há, ainda, como sugerir melhorias. Exemplo: ‘Vi que fizeram algo interessante na cidade tal, que poderia funcionar bem em Bauru'”.

Reis acrescenta que a opção “Reclamação” envolve ações prestadas pela prefeitura, como demora no atendimento, serviços mal executados, entre outros. Ele pontua que tudo o que chegar através das três primeiras manifestações será compartilhado com as demais pastas, para o caso de haver apontamentos específicos, como buraco na rua ou mato alto.

“A Ouvidoria não é para esse tipo de demanda, mas claro que algo dessa natureza pode chegar por meio da opção ‘Reclamação’. Por isso, o sistema estará interligado com todas as secretarias da prefeitura”.

Portanto, as solicitações serão filtradas e encaminhadas diretamente para as secretarias municipais. Reclamações de buracos nas ruas, enviadas à Obras, bem como casos de terrenos com matagal ou acúmulo de objetos e entulhos à Vigilância Ambiental, por exemplo.

CANAIS ESPECÍFICOS

Gazzetta destacou, inclusive, que pretende criar, posteriormente, ouvidorias para atender demandas específicas. “O tapa-buraco vai ter sistema próprio e a questão da capinação também”.

Ele alega que a Ouvidoria está sendo viabilizada por meio de processo interno, executado pelo setor de Tecnologia da Informação (TI). “Portanto, não há custos aos cofres públicos”, banca.

DENÚNCIAS

A opção “Denúncia” deve receber apontamentos sobre a conduta do servidor público. “Um munícipe que for ofendido por um agente público, por exemplo, pode relatar a ofensa. Ou, ainda, casos envolvendo corrupção, entre outros”, detalha Elson Reis.

Ele informa que o solicitante receberá retorno de sua demanda em até 20 dias. “O balcão na entrada da prefeitura, inclusive, também servirá de canal para a Ouvidoria”, acrescenta.

SERVIÇO

A Ouvidoria da Prefeitura começa a funcionar na primeira semana de maio (em dia a ser confirmado). Inicialmente, o munícipe poderá se comunicar com o poder público por três canais: telefone (3235-1156); pelo site https://www.bauru.sp.gov.br (ícone Ouvidoria Geral) ou através do e-mail ouvidoria@bauru.sp.gov.br.

Aplicativo 

Segundo Gazzetta, também será criado um aplicativo para que a população tenha acesso à Ouvidoria por WhatsApp. “Pelo telefone, o sistema vai funcionar no horário de expediente da prefeitura, de segunda à sexta, das 8h às 18h. Já as demandas pelo aplicativo podem ser enviadas a qualquer hora. Elas serão computadas no próximo dia útil, pelos profissionais da Ouvidoria”, finaliza.

Fonte: https://m.jcnet.com.br/Geral/2018/04/ouvidoria-municipal-comeca-em-maio.html?utm_source=Whatsapp&utm_medium=referral&utm_campaign=Share-Whatsapp

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!