Dia do Índio tem programação gratuita

0
1113
Exposição no Teatro Municipal sobre o Dia do Indio

Hoje é celebrado o Dia do Índio. E, para marcar a data, uma programação especial e gratuita pode ser conferida tanto em Bauru quanto na região, mais especificamente em Avaí (39 quilômetros de Bauru), onde estão as tradicionais aldeias de Araribá. Haverá exposição, apresentações culturais, jogos, comida típica e venda de artesanato.

Em Bauru, a Semana Municipal da Cultura Indígena é realizada por meio da parceria entre a Aldeia Kopenoti, a Secretaria Municipal da Educação, a Secretaria Municipal de Cultura e a Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Unesp Bauru. O tema é justamente “Conhecendo Araribá”, em comemoração aos 108 anos da história da Terra Indígena de Araribá.

Dentro das atividades preparadas, segue, até o próximo dia 5 de maio, a exposição “Encontro em Araribá”. A mostra pode ser conferida no Teatro Municipal de Bauru, localizado na avenida Nações Unidas, 8-9.

KOPENOTI

Apesar da exposição em Bauru, a data, como não podia deixar de ser, concentra todas as atividades em Araribá. Ainda como parte da programação da Semana Municipal da Cultura Indígena, a Aldeia Kopenoti realiza, até amanhã, atividades como dança do kipâe, dança do suputerena, trilha ecológica e roda de conversa com o cacique Chicão em dois horários diferentes: das 8h às 11h e das 13h às 16h. A aldeia tem recebido durante toda esta semana escolas da região. O agendamento aos interessados deve ser feito com o próprio cacique (99669-7841).

Também hoje, a partir das 9h, a Kopenoti irá apresentar o projeto “Memória Terena em Araribá – 100 anos de luta e resistência”.

NIMUENDAJU

Fora da Semana Municipal, as aldeias também prepararam programação própria para marcar a data. Na Nimuendaju, as atividades começam às 9h, com recepção dos caciques e autoridades locais aos presentes, seguida de apresentação de canto e dança do Grupo Manduá, às 9h50.

Na sequência, haverá roda de contação de histórias do mito de criação dos Guarani Nhandewa, oficinas de artesanato e de comida tradicional da língua, pescaria na lagoa e jogos de arco e flecha e zarabatana.

As atividades incluem, ainda, o tradicional almoço indígena, continuação da pescaria e jogos, passeio pela trilha “mboi-rapé”, exposição de plantas medicinais, pintura e venda de artesanato e comidas.

Entre os dias 23 e 30 de abril, também poderão ser agendadas visitas gratuitas à Aldeia Nimuendaju.

EKERUÁ

Na Aldeia Ekeruá, a programação começa hoje e segue até domingo (22), com venda de artesanato indígena e comidas típicas.

A abertura será às 8h desta quinta-feira, com fala do cacique e autoridades, oração em terena, hasteamento das bandeiras e também a apresentação das danças dos homens (dança do kipâe) e das mulheres (putu-putu).

Amanhã, também haverá danças. No sábado (21), as apresentações culturais serão às 9h. Já às 14h, terá início torneio de futebol de areia feminino, seguido de amistoso de futebol de campo masculino.

Às 22h, será realizado um grande baile com o cantor sertanejo Giuliano Silva.

No domingo (22), às 11h, começa o disputado torneio de futebol de campo masculino, com entrega de troféus do primeiro ao quarto colocados

TEREGUÁ

Na Tereguá, haverá a 15.ª edição da Festa Tradicional Indígena Intercultural da aldeia. O evento será realizado no dia 27 de abril, a partir de 9h, com apresentação de danças, cantigo do Grupo Tapé-Porã da etnia tupi-guarani, dança das mulheres da etnia Terena, dança dos kaiagang e dança do bate pau da etnia terena.

À tarde, a partir de 15h30, começam as competições de arco e flecha, zarabatana e lança. Depois, às 16h, tem início os torneios de futebol de areia feminino e infantil masculino e, às 22h, o tradicional bailão, com animação do grupo “Os Piratas”.

A programação prossegue no dia 28 de abril com competição de futebol de campo, almoço e disputas das modalidades arco e flecha, zarabatana e lança. Às 22h, tem bailão com animação de Valter Caue.

As festividades terminam no dia 29, com a final e a semifinal de futebol de campo masculino logo às 9h. Depois, às 10h30, haverá Roda de Viola, com o Clube da Viola, e início das finais nas modalidades arco e flecha, zarabatana e lança.

fonte: https://www.jcnet.com.br/Regional/2018/04/dia-do-ndio-tem-programacao-gratuita.html

Deixe uma resposta