O projeto “Quem faz rir o palhaço? E o palhaço quem é?” apresenta, hoje, o filme “Hotxuá – O Palhaço Sagrado”. Trata-se de documentário sobre a tribo indígena krahô (um povo sorridente que designa um sacerdote do riso, o hotxuá, para fortalecer e unir o grupo por meio da alegria, do abraço e da conversa). As informações são dos divulgadores.
Acompanhando o dia a dia da aldeia no Tocantins, o filme colhe depoimentos dos índios, em sua língua nativa e em português. Eles falam sobre as crenças e o estilo de vida que mantém essa sociedade feliz (cuja concepção de mundo é o equilíbrio entre forças opostas e o respeito à diversidade).
Em outra palavras: é uma tribo que dá tanta importância ao riso quanto ao plantio e à caça.
Este filme foi dirigido pela atriz Letícia Sabatella e pelo cenógrafo Gringo Cardia e sua exibição ocorre neste Dia do Circo a partir das 19h.
VOCÊ SABIA?
A tribo indígena Krahô fica em Palmas, Tocantins, e tem seu estilo de vida baseado na alegria como elemento de união de seus integrantes
BATE-PAPO
O Sesc também promove, hoje, às 20h45, o bate-papo “O Sagrado e o Riso” com Maurício Caetano da Silva (cientista social com ênfase em antropologia social e pesquisador dos hotxuás Krahô) e Priscila Jácomo (palhaça, produtora e pesquisadora). A mediação será de Fábio Valério, (ator e palhaço em Bauru). A conversa será também no auditório com entrada livre.
SERVIÇO
Exibição do filme “Hotxuá – O Palhaço Sagrado” (de Letícia Sabatella e Gringo Cardia): 27/3, hoje, às 19h30, em auditório de 165 lugares no Sesc Bauru. Gratuito. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Central de Atendimento. Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750.