Apresentações aconteceram de 5 a 15 de fevereiro; veja informações e imagens
A temporada 2024 da Fórmula 1 começa no dia 29 de fevereiro, com os primeiros treinos livre do Grande Prêmio do Bahrein. Antes disso, o circuito em Sakhir recebe os testes de pré-temporada entre 21 e 23 de fevereiro.
Mas quem gosta de Fórmula 1 sabe que o ano começa antes, nos lançamentos dos carros de cada equipe. É hora de ver novidades aerodinâmicas e mudanças de cores nos modelos em relação aos anos anteriores.
As dez equipes equipes anunciaram logo as datas de apresentação de seus carros, que aconteceram entre os dias 5 e 15 de fevereiro. A primeira a definir o dia foi a Ferrari, que exibiu o bólido de 2024 no dia 13.
Depois, vieram Stake e Williams, cujas apresentações aconteceram em 5 de fevereiro. Mais tarde, foi a vez da Aston Martin, que escolheu o dia 12 de fevereiro.
Posteriormente, vieram a Alpine, a Mercedes e a Red Bull – que escolheram respectivamente os dias 7, 14 e 15 de fevereiro para as apresentações. Na McLaren, uma estratégia inusitada: a equipe apresentou a pintura que levará no MCL38 antes de apresentar o carro de fato, o que aconteceu no dia 14 de fevereiro.
Fechando a fila, a Haas foi a última a definir uma data e exibiu seu carro em 2 de fevereiro, deixando para colocar o carro na pista pela primeira vez em 11 de fevereiro. Por fim, a Racing Bulls – nova identidade da AlphaTauri – escolheu o dia 8 de fevereiro para exibir seu novo carro, que ganhou um visual repaginado em relação aos últimos anos.
Confira o calendário de apresentações dos carros das equipes para a temporada 2024 da Fórmula 1.
2 de fevereiro: Haas VF-24
Primeira a apresentar o projeto de 2024, a Haas aposta em uma tendência de 2023: uma pintura com menos tinta, expondo mais as fibras de carbono da carenagem e tirando peso do carro. Assim, o modelo VF-24 tem menos detalhes brancos que o VF-23. A novidade vai à pista em 11 de fevereiro.
O time começa o ano pressionada pela mudança de chefe de equipe: Günther Steiner foi demitido, dando lugar a Ayao Komatsu. Em 2023, a Haas somou 12 pontos, mas foi a décima colocada.
5 de fevereiro: Williams FW46
A Williams aposta no FW46 para 2024 depois dos bons resultados do FW45 em 2023. No entanto, para começar a temporada, o time apresentou primeiro o visual do FW46, aplicado sobre o FW45, em um evento em Nova York. A estreia do novo carro ficou para 20 de fevereiro, com um shakedown e as primeiras imagens no Bahrein.
5 de fevereiro: Kick Sauber C44
Encerrada a parceria com a Alfa Romeo, a Sauber competirá com o nome de Stake F1 Team Kick Sauber até 2026, quando será parceira da Audi no grid. Sem surpresas, o time se destacou com a nova identidade do modelo C44: sai a pintura vermelha, entra o verde.
7 de fevereiro: Alpine A524
Em 2023, a Alpine somou dois pódios. Ficou longe das primeiras colocadas, e não foi ameaçada pelas últimas classificadas do Mundial de construtores. Em 2024, é hora de começar a mostrar resultados da restruturação feitas nos bastidores. Na pista, o time apostará no A524, que também segue a tendência de carros pretos, com menos pintura, para reduzir o peso.
8 de fevereiro: Racing Bulls VCARB-01
A antiga AlphaTauri agora se chama Racing Bulls – ou, oficialmente, Visa Cash App RB Formula 1 Team. E para celebrar a nova identidade, o time realizou um grande evento em Las Vegas. Apresentou não apenas o novo carro, chamado de VCARB-01, mas também as novas cores e os novos integrantes do time. Toda uma nova página na história do segundo time da Red Bull.
12 de fevereiro: Aston Martin AMR24
O time britânico começou 2023 brigando por pódios, mas perdeu desempenho no decorrer do ano, e só esboçou uma reação nas últimas corridas. O modelo AMR24 é o primeiro carro do time a ser projetado dentro do campo de tecnologia da escuderia, mas também pode marcar o adeus de Fernando Alonso, que tem contrato apenas até o fim de 2024.
13 de fevereiro: Ferrari SF-24
Inicialmente, o sucessor do SF-23 foi chamado pela equipe de Projeto 676. Depois, a Ferrari anunciou o nome do novo modelo, sem surpresas: SF-24. O novo projeto é o último antes da chegada de Lewis Hamilton como titular a partir de 2025, e ganhou detalhes em branco e vermelho nas pinturas.
14 de fevereiro: Mercedes W15
Nos últimos dois campeonatos, a Mercedes conquistou apenas uma vitória. Para 2024, Toto Wolff garante que a equipe aprendeu muito com os resultados recentes. O W15 é o último carro da parceria do time com Lewis Hamilton, que será piloto da Ferrari a partir de 2025.
14 de fevereiro: McLaren MCL38
A McLaren apostou em uma programação inusitada para a apresentação de 2024: exibiu primeiros as novas cores do carro em janeiro, antes de mostrar ao mundo de fato o MCL38 em fevereiro. A expectativa no time é manter os bons desempenhos da segunda metade do campeonato do último ano – ou, se possível, melhorá-los.
15 de fevereiro: Red Bull RB20
Com 21 vitórias em 22 corridas na temporada 2023, a Red Bull trabalha para contar com um carro igualmente competitivo. O RB20 chega como o carro a ser batido, mas a equipe começa a temporada em meio a uma crise de bastidores, que pode terminar até com Christian Horner deixando o cargo de chefe de equipe.