O filme “Pantera Negra” estreia no Brasil nesta quinta-feira, 15/2. É o primeiro filme protagonizado por um super-herói negro, o rei TChalla (interpretado por Chadwick Boseman), do fictício país africano Wakanda.
Mais: também é dirigido por um negro (Ryan Coogler, de “Fruitvale Station – A Última Parada”) e estrelado por um elenco majoritariamente negro que inclui Angela Bassett como a rainha-mãe Ramonda, Forest Whitaker como o líder espiritual Zuri, a vencedora do Oscar Lupita Nyongo como a espiã Nakia, a estrela de The Walking Dead Danai Gurira como a general Okoye e Michael B. Jordan como Erik Killmonger.
Todos ali têm consciência da importância do momento. “Fiquei orgulhosa de ter minha filha e meu filho assistindo a meu lado, na pré-estreia”, disse Bassett. “Porque os dois começaram a andar de cabeça um pouco mais erguida depois disso.”
Essa importância fica ainda mais evidente quando se nota que a produção é lançada no mês da História Negra nos Estados Unidos.
CARACTERÍSTICAS
“Pantera Negra” é divertido, com cenas de ação espetaculares envolvendo carros e lutas elaboradas, mas também toca em temas sérios, como a importância da identidade e da representatividade. “Não esperava o apoio da Marvel às minhas ideias”, disse o diretor Ryan Coogler.
Kevin Feige afirmou que era tudo uma questão de ser fiel ao princípio dos quadrinhos criados na década de 1960 por Stan Lee e Jack Kirby.
Nos Estados Unidos, pelo menos, a expectativa é que arrecade no mínimo US$ 130 milhões no fim de semana de estreia, podendo quebrar o recorde de “Deadpool”, que registrou US$ 152 milhões.
Origem nos quadrinhos
Inspirada num personagem africano criado em 1966 pela dupla Stan Lee e Jack Kirby, a aventura de Ryan Coogler tem como cenário Wakanda, um reino africano isolado, um verdadeiro paraíso futurista, em que carros voadores coexistem com florestas e cachoeiras, mas cuja superioridade é mantida oculta aos olhos do mundo. De todo modo, ficou imune aos males da colonização e da escravidão. O grande segredo deste progresso é o vibranium, elemento extraído de um meteoro alienígena, altamente poderoso e quase indestrutível. Mas criminosos descobrem o material e tudo muda.
Fonte: https://www.jcnet.com.br/Cultura/2018/02/pantera-negra-estreia-nesta-quintafeira-nos-cinemas.html