A ocorrência de dor na planta dos pés é relativamente comum e, frequentemente, tem como causa problemas relacionados a calosidades sob proeminências ósseas ou deformidade nos dedos (joanete e dedos em garra), compressão de nervos relacionada ao uso de calçados estreitos (neuroma interdigital de Morton), microlesões no ligamento plantar (fascite plantar), rachaduras de ossos após esforço repetitivo nas longas caminhadas (fraturas de estresse) ou atrofia da gordura localizada na planta do pé das pessoas idosas.
Apesar de todos esses problemas afetarem a sola dos pés, a localização dos sintomas varia, assim como as características de cada tipo de dor e a história pessoal que a precede.
É necessário uma investigação clínica cuidadosa e detalhada para identificar a causa exata da dor e, eventualmente, exames complementares de imagem ajudam no esclarecimento do diagnóstico.
Para obter sucesso na cura dos sintomas o tratamento deve ser direcionado a partir de um diagnóstico preciso, caso contrário o problema persiste, tornando-se crônico e passa, então, a afetar a qualidade de vida da pessoa.
Prof. Dr. Ricardo Cardenuto Ferreira
Médico Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo