Depois de três anos, a Unimed Bauru está retomando as atividades do Programa Félix, uma iniciativa de inclusão digital da cooperativa que visa atender crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e auxiliá-los no conhecimento de informática.
Neste mês, os participantes receberam os uniformes e foram recepcionados com um café especial pela equipe do Sistema de Gestão Integrada (SGI), que coordena o curso.
De acordo com o presidente da Unimed Bauru, Aparecido Donizeti Agostinho, esse projeto, realizado em parceria com a Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), é um dos pilares da parte de Responsabilidade Social da cooperativa. “Por meio desse projeto, propiciamos o contato das crianças e adolescentes com o mundo da tecnologia, de maneira guiada, possibilitando que eles conheçam os programas e as técnicas que os ajudarão futuramente no mercado de trabalho”, frisa.
A edição 2023 do Programa Félix é realizado junto a três projetos sociais de Bauru: Seara de Luz (Núcleo Ferradura Mirim), com 31 alunos; Projeto Girassol (Núcleo Fortunato Rocha Lima), que tem 19 alunos; e Projeto Caná (Parque Paulista), com 12 atendidos.
Os participantes têm entre 9 e 14 anos. Ao frequentar as aulas, eles aprendem Introdução à Informática, Editor de Texto, Planilhas Eletrônicas, Apresentação Eletrônica e Internet.
O Programa, realizado desde 2010, faz parte da política de Responsabilidade Socioambiental da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp) e consiste em oferecer gratuitamente cursos de informática a crianças e adolescentes, visando sua inclusão no mercado de trabalho. A finalidade é disseminar os conhecimentos relacionados à área de tecnologia para as pessoas de baixa renda, que geralmente têm mais dificuldade em ter acesso a essas ferramentas.