Jogadores de diversos países, presidentes e ex-presidentes e celebridades prestam reverência ao brasileiro mais conhecido da história
O mundo rendeu homenagens a Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, morto nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia.
Presidentes das maiores potências mundiais, ex-presidentes, jogadores, atletas e clubes de diversos países e celebridades globais lembraram de Pelé, até hoje é o brasileiro mais conhecido da história.
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, escreveu: “para um esporte que une o mundo como nenhum outro, a ascensão de Pelé de origens humildes a lenda do futebol é uma história do que é possível.”
Emmanuel Macron, presidente da França, citou: “O Jogo. O Rei. A Eternidade.”
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito do Brasil, declarou: “eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show. Porque quando pegava na bola ele sempre fazia algo especial, que muitas vezes acabava em gol.”
“Pelé nos deixou hoje. Foi fazer tabelinha no céu com Coutinho, seu grande parceiro no Santos. Tem agora a companhia de tantos craques eternos: Didi, Garrincha, Nilton Santos, Sócrates, Maradona… Deixou uma certeza: nunca houve um camisa 10 como ele. Obrigado, Pelé”, finalizou Lula.
Gustavo Petro, presidente da Colômbia, afirmou: “quando criança, assisti Pelé na copa do mundo de futebol em uma tela em preto e branco. Meu pai me disse que eu era o melhor jogador de futebol do mundo. Hoje acho que meu pai tinha razão. Uma mensagem de solidariedade à sua família e a todos os brasileiros que tanto o amavam.”
Clique aqui para ver toda a repercussão da morte de Pelé entre políticos.
Veja a repercussão completa de Pelé entre jogadores e clubes.
Homenagens no coração de Nova York
O espaço abriga uma unidade da Pelé Soccer Store, loja de itens relacionados a futebol que conta com painéis dedicados ao craque.
A movimentação costuma ser intensa sempre –afinal, estamos falando da Times Square, por onde passam 360 mil pessoas por dia. Mas, na noite desta quinta-feira (29), o vaivém se tornou ainda maior, com visitantes que entravam parar tirar fotos com os murais em homenagem ao rei.
Um deles, o maior, retrata momentos e objetos marcantes para a trajetória de Pelé, como a taça Jules Rimet, junto a símbolos de Nova York, como o táxi amarelo.
Imprensa internacional
Diversos veículos de imprensa de todo mundo destacaram a morte do Rei do Futebol.
A CNN destacou que a lenda do futebol brasileiro venceu três Copas do Mundo “e se tornou o primeiro ícone global do esporte”.
O argentino Clarín foi pelo mesmo caminho: “Morre Pelé, a primeira grande estrela do futebol mundial”, dizia a manchete principal. Do mesmo país, o Diário Olé postou: “Dor mundial: Morre Pelé”.
O francês Le Monde escreveu: “A morte do rei do Pelé, lenda do futebol mundial”. O espanhol Marca também: “Morre Pelé: “O Rei do futebol”.
O inglês The Guardian: Vencedor da Copa do Mundo pelo Brasil e lenda do futebol morre aos 82 anos.
O canadense The Globe and Mail: “Brasileiro Pelé, primeiro grande jogador de futebol da história, morre aos 82 anos”.
- 1 de 7A CNN destacou que a lenda do futebol brasileiro venceu três Copas do Mundo “e se tornou o primeiro ícone global do esporte”
Velório e enterro
O velório de Pelé será realizado na próxima segunda-feira (2), no estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, em Santos, no litoral de São Paulo. O início da cerimônia está previsto para as 10h (de Brasília).
O corpo será transportado do Hospital Israelita Albert Einstein direto para o estádio na madrugada de segunda. Quando chegar ao local, o caixão será posicionado no centro do gramado.
As pessoas que desejarem se despedir do ex-jogador poderão entrar na Vila Belmiro pelos portões 2 e 3. A saída será efetuada pelos portões 7 e 8. As autoridades terão acesso pelo portão 10.
O enterro será encerrado às 10h da terça-feira (3). Posteriormente, acontecerá um cortejo pelas ruas da cidade, que passará pelo Canal 6, onde mora a mãe de Pelé, dona Celeste.
O sepultamento será realizado no Memorial Necrópole Ecumênica, sendo reservado para a família.
Luto
O presidente Jair Bolsonaro decretou luto oficial no país por três dias em homenagem ao ex-jogador.
A homenagem é representada por meio da bandeira nacional, que ficará a meio mastro durante três dias. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
“É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de três dias, contados da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Edson Arantes do
Nascimento, Pelé, ex-jogador de futebol”, cita a medida.
FONTE: https://www.cnnbrasil.com.br/esporte/pele-recebe-homenagens-em-todo-o-mundo/