O Corinthians deu um importante passo rumo à reativação de seu time masculino de basquete. Fora do profissionalismo desde 1996, o Timão confirmou na última sexta-feira a pré-inscrição na Liga Ouro, divisão de acesso ao Novo Basquete Brasil.
Com assinatura do presidente Roberto de Andrade, a documentação necessária para inscrição foi devidamente encaminhada para a Liga Nacional de Basquete. A expectativa é que em dezembro sejam confirmadas as equipes participantes – salvo algum imbróglio na papelada, o Timão será inscrito. A Liga Ouro tem início previsto para fevereiro.
Cabe ao Corinthians agora contratar um treinador – e uma comissão técnica, consequentemente. A partir daí, o clube montará o elenco para a disputa da Liga Ouro – o planejamento é já contratar jogadores de ponta visando o título da divisão de acesso logo em 2018 e, no intervalo de até três anos, a disputa pela taça do NBB.
Adilson Mendes, diretor de esportes terrestres no Parque São Jorge, já havia sinalizado, no último mês de junho, a intenção de enfim reativar o basquete profissional do Corinthians. Na época, ele se sentia embalado pelo sucesso do futsal e pela recém-reativação do vôlei.
Em meio às expectativas criadas em torno do retorno do Corinthians às quadras, o ginásio Wlamir Marques – homenagem ao grande ídolo do basquete alvinegro -, no Parque São Jorge, recebeu o quarto jogo da final da última edição do NBB, entre Paulistano e Bauru. Tal jogo inclusive contou com a presença de Wlamir Marques nas arquibancadas.
Vale destacar que a possibilidade de o Corinthians reativar seu time masculino de basquete já havia sido citada por Leandrinho, astro da NBA e torcedor alvinegro, em entrevista concedida ainda este ano ao Meu Timão. Na ocasião, ele pediu ao clube a reativação da equipe.
Fonte: https://www.meutimao.com.br/noticia/269299/corinthians-faz-pre-inscricao-na-liga-ouro-e-reativa-basquete-apos-21-anos