Azul e Latam confirmaram remanejamento de viagens; Anac informou que está monitorando empresas para garantir assistência a passageiros afetados
As companhias aéreas Azul e Latam confirmaram nos últimos dias que estão cancelando e remanejando voos por conta do avanço de casos de Covid-19 e de Influenza entre a tripulação e na população geral.
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que está monitorando os casos de doenças respiratórias causadas em pilotos, comissários e demais profissionais do setor aéreo, e que também está acompanhando as empresas para garantir o cumprimento da prestação de assistência aos passageiros.
A Latam informou em comunicado nesta segunda-feira que cancelou 111 voos previstos até o dia 16 de janeiro, devido ao “aumento de casos de Covid-19 e de Influenza na população em geral”, levando ao afastamento de funcionários da companhia aérea.
O número é equivalente a 1% do total de voos domésticos e internacionais previstos para janeiro de 2022. A companhia não especificou se foi verificado aumento de infecções entre membros de sua tripulação.
Com isso, o número de voos cancelados de companhias aéreas nas últimas semanas já chegam a mais de 200. Na última semana, mais de 100 voos da Azul também foram cancelados.
O que fazer
Os passageiros afetados poderão remarcar a viagem, sem cobrança de multa e de diferença tarifária, ou solicitar o reembolso da passagem, também sem multa.
Dias antes, o sindicato que representa os aeronautas (SNA) informou que os afastamentos médicos entre funcionários da Azul tiveram alta de 400% em janeiro. Em nota, a companhia confirmou um aumento nas licenças e informou que também está remanejando alguns voos.
“O passageiro que tiver o voo atrasado ou cancelado terá direito à prestação de assistência pelas companhias aéreas, conforme prevê a Resolução 400/2016“, disse a Anac, mencionando as normas que definam as obrigações das companhias em caso de atraso ou cancelamento de voos.
“A Anac também recomenda aos passageiros que acompanhem a confirmação do voo pelos serviços disponíveis pela empresa aérea, como aplicativos, site e central de atendimento”, acrescenta o comunicado da agência.
As normas da Anac determinam que, em caso de atrasos e cancelamentos de voos, as empresas têm a obrigação de:
- oferecer reacomodação e reembolso integral, cabendo a escolha ao passageiro, quando houver cancelamento do voo ou atraso superior a quatro horas;
- manter o passageiro informado a cada 30 minutos quanto à previsão de partida dos voos atrasados;
- informar imediatamente a ocorrência do atraso, do cancelamento e da interrupção do serviço;
- oferecer assistência material gratuitamente, de acordo com o tempo de espera. Isto inclui oferecer meios de comunicação, alimentação e, em caso de pernoites, transporte e acomodação.
Orientações das companhias
Em nota divulgada no fim da semana, a Azul informou que os “clientes impactados estão sendo notificados das alterações, reacomodados em outros voos da própria companhia e recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Anac”.
Também em comunicado, a Latam orienta que todos os viajantes chequem a previsão de seu voo na página da companhia antes de se dirigir ao aeroporto.
Para aqueles que tiverem os voos alterados, a indicação é que o passageiro remarque a viagem por meio de cadastro no site, por onde pode escolher nova data sem cobranças adicionais ou fazer o pedido de reembolso.
Os telefones da central de vendas da companhia também estão dando suporte a esses casos.
A Latam também informou que está permitindo que os passageiros diagnosticados com Covid-19 remarquem a data da passagem uma vez sem a cobrança de multa, mas pagando a diferença de preço, se houver.
“O cliente poderá viajar a partir de 14 dias após o diagnóstico da doença ou certificando que não está mais na fase de contágio”, diz a nota.