Devido às medidas de contenção da pandemia de Covid-19, espaços de lazer, pesquisa e conservação mantidos pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma) encontram-se fechados à visitação pública.
Assim, para tentar aproximar-se da população durante esse período, o Jardim Botânico Municipal de Bauru (JBMB) iniciou uma série de projetos envolvendo o meio digital e a interação com o público. A novidade desta semana é o “Projeto JB 360º”.
Desenvolvido com o intuito de oferecer aos bauruenses uma forma de explorar o Jardim Botânico sem sair de casa, o Projeto JB 360º consiste em uma visita virtual imersiva criada a partir das ferramentas do Google Street View e da plataforma Tour 360º.
De acordo com o diretor do JBMB, Luiz Carlos de Almeida Neto, a iniciativa partiu da percepção histórica do Jardim Botânico como “uma grande oportunidade para o contato direto do público com a natureza” e dos esforços em reduzir o “déficit de natureza”, intensificado pela pandemia.
Esse déficit está relacionado às consequências negativas para a saúde física, mental e emocional que a falta de contato com ambientes naturais pode causar àqueles que vivem nos centros urbanos, como é o município de Bauru.
“Com a experiência do isolamento social, o elo das pessoas com o JBMB foi suspenso e ficamos à frente de uma nova realidade: como manter o público e atrair novas pessoas? As ações no meio digital surgiram como uma forma de apresentar conteúdos novos e diferentes perspectivas no contato, mesmo que virtual, com o Jardim Botânico”, afirmou Luiz Neto.
Antes utilizadas somente como canal de divulgação, as redes sociais da instituição passaram a comportar ações e projetos de conexão e interatividade, por meio de temas ligados tanto ao Jardim Botânico quanto ao meio ambiente.
Disponível por meio de celular, tablet ou computador, para se ter acesso ao recurso basta entrar no portal do Jardim Botânico (www.jardimbotanicobauru.com.br). A opção de visita 360º já está na página inicial.
Além da visitação imersiva, o Jardim lançou vários outros projetos digitais no ano de 2020 e 2021. Dentre eles: “Lupa – revelando a verdade por trás dos mitos”; “Meus Momentos no Jardim Botânico”; “Bastidores – o jardim botânico que você não vê”; e, por fim, “Curtas JB”. Todos esses também podem ser acessados por meio do site da instituição ou de suas redes sociais.
Serviço
Site: www.jardimbotanicobauru.com.br
Instagram: @jbbauru
Facebook: @jardimbotanicobauru
Página do Youtube: jbbauru
TikTok: @jardimbotanicobauru
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU
Fotos: Divulgação