Tetracampeão mundial de Fórmula 1 se “desfaz” de modelos icônicos da marca italiana como LaFerrari, F50 e Enzo
Aparentemente Sebastian Vettel não quer mais nenhum vínculo com a Ferrari – seja dentro ou fora das pistas de corrida. Isso porque o piloto alemão, que vai correr pela Aston Martin este ano na Fórmula 1, vendeu boa parte de sua coleção de carros particulares – e lá tinha modelos icônicos da fabricante italiana, como LaFerrari, F50, Enzo, F12tdF e 458 Speciale.
Os esportivos de Vettel estão localizados na Suíça e agora nas mãos da Tom Hartley Jnr, uma empresa britânica especializada em compra e venda de modelos exóticos. A companhia ainda adquiriu outros três carros do alemão: Mercedes-Benz SLS AMG, BMW Z8 e outra Mercedes-Benz SL65 AMG Black Series. Será que o tetracampeão de F1 está abrindo espaço na garagem para uma leva de Aston Martin?
Vettel foi dono do clássico Z8 (não o que aparece no filme 007 – O mundo não é o bastante, de 1999, mas um modelo igual. Porém, ao contrário do carro do longa, que foi serrado ao meio, o exemplar do piloto alemão foi comprado nos Estados Unidos e permaneceu lá até 2015 quando Vettel o comprou usado (passou por dois proprietários). O Z8 ainda fo para a BMW Classics, que transformou o roadster com as especificação europeias – e não americanas. O modelo tem 21.700 km rodados e está à venda por 175 mil libras (ou cerca de R$ 1,3 milhão).
Ferrari Enzo 2004
Sim, Vettel se desfez do lendário superesportivo que leva o nome do fundador da Ferrari. O modelo, no clássico Rosso Corsa, é do último ano de produção (que teve 400 unidades) e rodou só 1.790 km. A Enzo tem um motor V12 6.0 que entrega 660 cv e 65,7 kgfm. A tração é traseira e o câmbio automatizado tem seis marchas. Os números garantem uma aceleração de zero a 100 km/h em apenas três segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h. O preço não foi anunciado.
Mercedes-Benz SL65 AMG Black Series 2009
O poderoso cupê da Mercedes foi um presente que Vettel ganhou após vencer a corrida de estreia do autódromo de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, no final de 2009. Com poucos mais de 2.800 km, o modelo tem a pedida de 275 mil libras ou R$ 2 milhões na conversão direta. A carroceria é em preto metálico e os bancos trazem a combinação preto/cinza.
O esportivo teve apenas 350 unidades produzidas e carrega a alcunha Black Series. A Mercedes pegou o SL65 AMG, de 600 cv e 102 kgfm, e resolveu levar tudo ao extremo. O V12 6.0 biturbo foi alçada a 670 cv com turbos 12% maiores e sem restrições do sistema de escapamento. São 3,9 s de 0 a 100 km/h e a velocidade máxima de 320 km/h.
Mercedes-Benz SLS AMG 2010
Com o mesmo preço do BMW Z8, o icônico SLS AMG também está à venda. Vettel foi o primeiro e único dono até agora e rodou 6.928 km com o primeiro carro projetado e construído exclusivamente pela AMG. E a configuração traz detalhes exclusivos, como a pintura fosca da carroceria, freios de carbono-cerâmica com as pinças em amarelo, couro Nappa, pacote de fibra de carbono do interior, volante AMG, sistema de som Bang & Olufsen, entre outros. O motor é um V8 de 6,2 litros aspirado com 571 cv e 66,3 kgmf de toque.
A Tom Hartley Jnr pede 350 mil libras (pouco mais de R$ 2,6 milhões) pela 458 Speciale com 3.048 km rodados. E ela é mesmo especial, lotada de opcionais. A pintura da carroceria é na cor metálica preta Stellato Livrea (com faixa central em cinza Corsa) e flocos dourados. O interior em Alcantara também preto traz uma boa quantidade de fibra de carbono aparente e o logotipo de Vettel nos encostos de cabeça dos bancos. Já o motor é V8 4.5 aspirado com 605 cv e 55,1 kgfm.
Ferrari F12tdF 2016
Com preço de 725 mil libras (R$ 5,4 milhões em conversão direta), a F12 Tour de France amarela – uma variante mais potente da F12berlinetta – rodou apenas 1.200 km. Traz o logotipo de Vettel costurado nos encostos de cabeça do banco e um motor V12 6.3 naturalmente aspirado com nada menos que 780 cv e 71,9 kgfm de torque. 0 a 100 km/h? 2,9 s. 0 a 200 km/h? 7,9 s. E o carro ainda supera os 340 km/h de máxima.
Ferrari LaFerrari 2016
Um dos carros menos rodados da coleção é a LaFerrari, com apenas 490 km no odômetro. O primeiro híbrido da Ferrari alia um motor V12 aspirado de 6,2 litros a outro elétrico para obter potência combinada de 963 cv. O a 100 km/h levava 2,9 segundos e a velocidade máxima de 350 km/h. O preço não foi anunciado.