Serviço de streaming foi lembrado em 24 categorias de cinema; enquanto isso, em 2020, Netflix foi indicada em apenas 16 categorias de cinema
Se alguém tinha dúvida da força da Netflix na indústria de cinema, o Globo de Ouro de 2021 ajudou a acabar com acabar com qualquer questão. A Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood divulgou os indicados à 78ª edição do prêmio nesta quarta-feira, 3, e a plataforma de filmes e séries online reinou absoluta, com 45 indicações no total, considerando as produções exclusivas nos mercados internacionais. Levando em conta apenas o mercado americano, foram 42.
Foram 24 lembranças em categorias de cinema e 21 menções em categorias de televisão. ‘Mank’, longa-metragem dirigido por David Fincher e protagonizado por Gary Oldman, comandou a festa do streaming com seis indicações. Logo em seguida veio ‘Os 7 de Chicago’, com cinco indicações.
E não são só esses filmes da Netflix que apareceram na premiação. ‘A Voz Suprema do Blues‘ (2 indicações), ‘Pieces of a Woman‘ (1), ‘A Festa de Formatura‘ (2), ‘I Care a Lot’ (1) e até mesmo ‘Era Uma Vez um Sonho‘ (1), esnobado na maioria das apostas, foram lembrados. Além disso, a conta de 45 indicações ainda compreende ‘News of the World’, que teve duas – o longa é da Universal Pictures nos EUA, mas da Netflix no resto do mundo (incluindo o Brasil).
Crescimento da Netflix
Isso representa um crescimento enorme entre um ano e outro nas indicações do Globo de Ouro. Em 2020, o serviço de streaming teve 31 indicações entre cinema e TV. Para as 45 lembranças em 2021, representa um crescimento de 45% no número de indicações recebidas pela Netflix.
Além disso, cresceu também o número absoluto de produções que foram lembradas. Em cinema, nas indicações de 2021, foram 11 filmes da plataforma mencionados em categorias. Em 2020, foram apenas quatro filmes indicados, com ‘O Irlandês‘ e ‘História de um Casamento‘ liderando.
Por fim, outra prova do poder da Netflix na temporada, é a comparação com outras produtoras, distribuidoras e streamings. A Disney é a segunda mais indicada, com 10 indicações. Amazon Prime Video ficou com 7. Universal teve 6 indicações, enquanto Sony permaneceu com 5 lembranças.
Ou seja: nas indicações de cinema, em comparação direta com a Disney (o que inclui Disney+, 20th Century Studios, Pixar e Walt Disney), a Netflix foi mais de duas vezes mais indicada. E, por enquanto, não há nenhum outro serviço de streaming que chega perto dos bons números feitos pela Netflix.
Isso é reflexo, também, da pandemia de novo coronavírus, que fechou cinemas e atrapalhou os lançamentos no circuito tradicional. O cenário acabou beneficiando a gigante do video on demand e fez com que filmes que iriam para o cinema fossem para a Netflix – é o caso do já citado ‘News of the World’, por exemplo.
Consolidação da Netflix
Com isso, podemos notar como a Netflix hoje está consolidada não apenas entre a audiência, como também na crítica e na indústria. Afinal, há dois anos, em 2019, o serviço de streaming penou para conseguir emplacar indicações para ‘Roma‘. Na época, muitos não viam streaming como cinema.
Agora, a Netflix abocanhou todas as áreas da indústria. Os números estão cada vez mais positivos: hoje já são mais de 200 milhões de assinantes em todo o mundo. Além disso, não será mais preciso de financiamento externo para as operações diárias e já deve retornar dinheiro para investidores.
Vale dizer, também, que a Netflix passou quase incólume pela pandemia do novo coronavírus, ao contrário de estúdios tradicionais como Warner Bros., Universal Pictures e até mesmo a Disney. Afinal, não precisou adiar lançamentos, manteve grade de estreias e até comprou filmes no mercado.
Agora, há um futuro promissor pro serviço, mas desafiador. A barra, afinal, subiu. E fica a questão se a Netflix vai conseguir manter números e qualidade mesmo em um período pós-pandemia, em que estreias e produções voltam ao normal. É a oportunidade de ouro pro streaming.