Crimes despencam na pandemia

0
436

Com a pandemia da Covid-19, os índices criminais em Bauru tiveram uma redução bastante significativa. Comparação entre o primeiro semestre deste ano com o mesmo período de 2019 aponta que todos os principais crimes caíram. Furtos e roubos, por exemplo, reduziram, respectivamente, 67,5% e 64,3%. Os dados foram fornecidos pelo Comado do 4.º Batalhão de Polícia Militar do Interior (4.º BPM-I) (confira a lista completa no quadro ao lado).

Tidos como os mais graves crimes, os ataques contra a vida também experimentaram decréscimos relevantes. Os homicídios foram de 16 para 13 (queda de 18,7%) e as tentativas de assassinato diminuíram de 42 para 18 (57,1%).

Outro crime que choca bastante a sociedade, o estupro teve uma redução ainda maior: 62,5%. No primeiro semestre de 2019, foram 120 registros, enquanto, neste ano, foram 45 casos.

NAS RUAS

Comandante do 4.º BPM-I, o coronel Fabiano de Almeida Serpa afirma que, “devido ao atual cenário, a Polícia Militar está intensificando o policiamento nas ruas e as operações policiais, inclusive com pontos de estacionamento estratégico para viaturas em locais de atividades essenciais, como farmácias, supermercados, hospitais, prontos de socorros, postos de combustíveis, transportadoras e outros”.

Ele complementa que a pandemia alterou o modo de vida da população e, com isso, o 4. Batalhão também precisou mudar a forma de trabalho. “Agora, colhemos os frutos do grande esforço nas áreas de gestão e operacionais que, dado os ótimos resultados registrados, foi constatada uma expressiva redução criminal”, complementa.

Apesar do impacto direto da pandemia sobre os índices, o coronel Fabiano Serpa aponta que o acompanhamento diário das ocorrências pelos sistemas inteligentes das forças policiais também contribuíram para tornar Bauru uma cidade mais segura. Como exemplo das ações que surtiram tal resultado, ele cita reuniões quinzenais de análises, definição de áreas para priorizar rondas, planejamento de operações, entre outras.

Por fim, o comandante do 4.º BPM-I lembra que a PM está trabalhando de forma alinhada aos decretos que versam sobre a quarentena, inclusive com apoio às equipes de fiscalização das prefeituras.

Fonte:https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2020/09/735138-crimes-despencam-na-pandemia.html#.X1zrNjSxwh8.whatsapp

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!