Os Lions Clubes de Bauru concluirão, nesse sábado (3), o projeto “Centenário Leonístico: Saúde da Mulher, Uma Necessidade”. O ponto alto será a entrega de equipamentos de última geração para ultrassonografia na Maternidade Santa Isabel e para prevenção e diagnóstico de câncer ao Hospital Estadual.
Conforme o JC noticiou em fevereiro, a iniciativa foi dos seis Lions Clubes da cidade – Centro, Estoril, Falcão, Bela Vista, Norte e Sul – e do Leo Clube Bauru Bela Vista, em parceria com a Famesp, a Associação Bauruense de Combate ao Câncer (ABCC), a Votorantim Cimentos e o Bazar da Construção.
Com isso e com subsídio solicitado à Fundação Internacional de Lions Clubes, os equipamentos foram obtidos. No total, o projeto soma mais de R$ 395 mil.
O projeto foi coordenado pelo leão Messias Mello em conjunto com a Famesp. “O lema do Centenário diz tudo: onde existe necessidade, existe Lions. Logo, constatamos que as duas unidades de saúde precisavam dos aparelhos e nos mobilizamos”, justifica”, disse Messias, ao JC em fevereiro.
Os equipamentos são destinados a atendimento unicamente para pacientes do SUS.
As entregas ocorrem amanhã. Às 8h, a solenidade é na Maternidade Santa Isabel, que receberá aparelho de ultrassonografia 4D e periféricos. Já às 9h, a cerimônia será no Anfiteatro do Hospital Estadual/Setor de Oncologia, que irá receber o aparelho de diagnóstico de câncer por congelamento e periféricos.