Depois de sete anos, a Esquadrilha da Fumaça voltará a Bauru para se apresentar no 3.º Arraiá Aéreo, evento gratuito que será promovido pela Fundação Astronauta Marcos Pontes e Prefeitura de Bauru, em parceria com o Jornal da Cidade e diversas organizações e empresas, em 10 e 11 de junho. Nos dois dias, são esperadas cerca de 80 mil pessoas no Aeroclube, que sediará diversas atrações.
Para a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, o público poderá presenciar ao menos duas grandes novidades. Uma delas é a presença do capitão Nilson Gasparelo, primeiro piloto bauruense a integrar a equipe de aviadores.
“Ele está há pouco mais de três anos conosco e esta será sua primeira demonstração na cidade”, conta o major Ubirajara Pereira Costa Junior, um dos pilotos da Esquadrilha, que esteve ontem em Bauru em missão precursora para definir os últimos detalhes sobre o evento.
Também inédita será a apresentação da equipe em Bauru com o uso de aviões A-29 Super Tucano, que atinge mais de 500 quilômetros por hora. Até 2012, o esquadrão realizava performances com aeronaves menos velozes, modelo T-27 Tucano. “Será a primeira vez em que a Fumaça participará do Arraiá e o público de Bauru e região pode aguardar um grande espetáculo”.
A demonstração, contudo, será apenas uma das inúmeras atrações da feira de aviação, que celebra o 11.º aniversário da Missão Centenário, que levou Marcos Pontes, pela primeira vez, ao espaço. “O objetivo é inspirar as novas gerações para a ciência e tecnologia. É despertar nestes jovens o desejo de seguir carreira nestas áreas”, revela o astronauta.
CONHECIMENTO
As pessoas que comparecerem ao Aeroclube terão a oportunidade de conferir de perto o universo da aeronáutica, da robótica e da aviação, além de participarem de oficinas de tecnologia e até construírem seus próprios foguetes. “Também teremos o que chamamos de carreiras em foco, em que profissionais de diversas áreas falarão sobre as carreiras em um auditório montado dentro de uma carreta”, detalha Pontes.
REVOADA
De acordo com ele, o Arraiá também contará com revoada de aviões da Escola de Aviação Civil (EJ), performances de aviões civis da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea (Acro) e jatos da Marinha, paraquedistas, aeromodelos e drones. O público poderá, ainda, passear em balões de ar quente e ver de perto helicópteros e carros de combate do Exército.
Haverá, também, comercialização de comidas juninas e apresentações musicais de grupos da região, do Coral Astropontes, Banda Sinfônica da Academia da Força Aérea Brasileira, Banda da Polícia Militar, Banda Sinfônica Municipal, Banda do Senai de Bauru e das cantoras Luciana Pires e Lu Nóbrega. “Do lado de fora do Aeroclube, teremos exposição de carros antigos e motos. Será um evento para entreter toda a família durante um dia inteiro”, completa.
Fumaça e espetáculo
Fundada há 65 anos, a Esquadrilha da Fumaça se apresenta, atualmente, com sete aeronaves A-29 Super Tucano. A expectativa, se o tempo estiver seco, é de que a demonstração em Bauru dure cerca de 45 minutos.
O Arraiá Aéreo será realizado no dia 10 de junho, das 14h às 21h, e no dia 11, das 9h às 18h. A entrada é gratuita, mas os organizadores pedem para que os visitantes levem um quilo de alimento não perecível, que será destinado a entidades assistenciais de Bauru e região.