E tem mais: todos os seus 4 filhos homens também são sacerdotes e uma das filhas é consagrada!
Pois foi este o caso, incrível e emocionante, do pe. Probo Vaccarini, o sacerdote mais idoso da diocese italiana de Rímini e o mais idoso de toda a Itália ainda em atividade: eles celebrou ontem, 4 de junho, um século de uma vida ímpar!
Probo nasceu em 1919, mudou-se para a Rússia durante a Segunda Guerra Mundial, retornou à Itália, conheceu pessoalmente São Padre Pio de Pietrelcina, foi incentivado por ele a formar “uma santa e numerosa família”, conheceu Anna Maria Vannucci, casou-se com ela, teve com a esposa quatro filhos e três filhas e, após 18 anos de matrimônio, ficou viúvo em 1970, com apenas 51 anos de idade.
A partir de então, ele passou a se dedicar à Igreja com mais entrega ainda, sendo nomeado acólito e depois diácono permanente. Foi nesse contexto que ele começou a discernir a vocação sacerdotal – enquanto três dos seus filhos faziam o mesmo: Giovanni, Francesco e Giuseppeentraram no seminário e foram ordenados sacerdotes em 1979, 1981 e 1983. Em 1988, foi a vez dele próprio: Probo também se tornou padre! E se você pensa que essa abundância de consagração a Deus em família terminou por ali, saiba que, pouco depois do pai, o caçula Gioacchinotambém entrou no seminário e também foi ordenado sacerdote! Além disso, uma das três filhas de Probo se tornou leiga consagrada.
O pe. Probo é pároco da igreja de San Martino em Venti, Rímini, há 31 anos. A diocese fez questão de celebrar o seu centenário de vida com Missa na catedral presidida pelo bispo dom Francesco Lambiasi.
Um dos filhos do sacerdote, o também padre Giuseppe Vaccarini, testemunha que o pai sempre lhes transmitiu “a paixão pelo Senhor e pela nossa mãe, Maria, vivendo a vida cristã com entusiasmo e em dedicação plena, sem reservas“.
Demos graças a Deus pelas vocações do padre Probo e dos seus filhos e oremos por eles!
_____________
Com informações da ACI Digital