Gazzetta organiza mutirão de limpeza

0
1506
O prefeito Clodoaldo Gazzetta fez reunião os secretários. 03/01/2017

Ações emergenciais contra sujeira, mato alto e potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti serão alinhadas pelo novo governo municipal

 

O novo prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazzetta (PSD), pretende colocar a mão na massa e participar de um mutirão de limpeza e manutenção das vias públicas da cidade, que será planejado em reunião multissetorial agendada para a tarde dessa quinta-feira (5).

A necessidade de elaborar uma ação conjunta de combate à dengue partiu do secretário de Saúde, José Eduardo Fogolin, durante o primeiro encontro entre o chefe do Poder Executivo e o primeiro escalão de seu governo, realizado na tarde dessa terça-feira (3), no auditório do Palácio das Cerejeiras, aberta à imprensa.

Logo em seguida, Clodoaldo Gazzetta emendou que, além do enfrentamento à doença transmitida pelo Aedes aegypti, a administração deveria discutir, na mesma oportunidade, um movimento para limpar a cidade.

“A gente observa e ouve muitas reclamações. As ruas estão sujas e o mato está alto nos canteiros centrais”, justificou o prefeito.

Segundo ele, a ideia é, depois disso, definir planejamento de atividades para que a manutenção do trabalho viabilizado pelo mutirão seja permanente.

Durante a reunião dessa terça-feira (3), foi discutida a necessidade de repactuação de serviços, como a capinação, que hoje são executados tantos pela Emdurb quanto pelas secretarias de Meio Ambiente e de Administrações Regionais (Sear).

“Para esse primeiro momento, vamos fazer o levantamento de toda a estrutura que temos para deixar a cidade limpa, tanto de maquinário quanto de pessoal”, pontuou Gazzetta.

A reunião que discutirá estratégias para esse mutirão e as ações de combate ao Aedes – que transmite também o zika vírus e a chikungunya – acontecerá na Secretaria de Saúde, nesta quinta-feira, às 14h.

VEM EPIDEMIA?

Durante a reunião, Fogolin reiterou a preocupação com eventual epidemia de dengue já para o início de 2017, uma vez que, segundo o secretário, o número de casos costuma crescer a cada dois anos e, em 2016, a incidência da doença bateu recorde em 2015.

“Este não é só um problema da Saúde. Precisamos de representantes de todas as pastas e pensar até em um dia D, no qual todos os secretários e o prefeito estejam nas regiões mais críticas da cidade”, pontuou.

Prefeito anuncia ‘Núcleo Gestor’

Um ex-vereador e dois ex-secretários do governo Rodrigo Agostinho foram anunciados nessa terça-feira (3) por Clodoaldo Gazzetta como integrantes do chamado Núcleo Gestor. São eles: Paulo Eduardo de Souza (ex-vereador), Luiz Pires (que respondia pelo Meio Ambiente) e Élson Reis (da Cultura).

Eles ocuparão os cargos que, inicialmente, foram anunciados como “gerentes” pelo então prefeito eleito, que explicou as principais atribuições do grupo e vacinou o integrantes de seu primeiro escalão contra possíveis melindres hierárquicos.

O trio será responsável por assessorar, ajudar a resolver conflitos e promover a interlocução entre as secretarias, visando a integração das políticas públicas do novo governo.

“Não se trata de uma invasão de atribuições. Os secretários também não terão dificuldade de conversar comigo. A porta do meu gabinete estará sempre aberta”.

Embora os cargos ainda tenham que ser criados oficialmente no novo organograma idealizado por Gazzetta, que terá de ser votado e aprovado pela Câmara Municipal, o trio já começou a trabalhar no terceiro andar da prefeitura.

“São todos funcionários de carreira, servidores experientes, que estão se dedicando ao desenho da reestruturação da administração”, disse.

Élson Reis afirma que os três atuarão como facilitadores e provocadores junto aos secretários. “No bom sentido, temos algumas ‘bíblias’ a serem seguidas. O plano de governo é uma delas”, adiantou.

Deixe uma resposta